Telescola 29/05 – 3º Ciclo Leitura e Literatura
Como estar perto na distância? A Literatura – espaço de fuga e de encontro
Áreas de Conhecimento
- Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
- Linguagens e textos Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Oralidade
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
- Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias–chave.
Leitura
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
- Explicitar o sentido global de um texto.
- Fazer inferências devidamente justificadas.
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Educação Literária
- Interpretar os textos em função do género literário.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).
Temas
- A literatura, espaço de fuga e de encontro
- A leitura como experiência emocional
- A partilha de vivências encurta distâncias
- O Diário de Anne Frank
- O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry