Telescola 29/05 – 3º Ciclo Escrita

Como estar perto na distância? “Escrever sem confinamento emocional”

Áreas de Conhecimento
  • Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
  • Linguagens e textos Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico Desenvolvimento pessoal e autonomia

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

  • Escrita
  • Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
  • Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
  • Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
  • Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
  • Planificar a escrita de textos.
  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
  • Rever os textos escritos
Temas
  • Estar perto na distância.
  • Histórias de confinamento: espaços e emoções.
  • Escrita como fuga à realidade e ao isolamento.
  • Escrita como registo do tempo que passa.

Links rápidos: