Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 18 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 18/06 – 7º e 8º ano Físico-Química

Transferência de Energia

Áreas de Conhecimento

Aprendizagens

  • Identificar diversos processos de transferência de energia (condução, convecção e radiação) no dia-a-dia, justificando escolhas que promovam uma utilização racional da energia.
  • Ordenar as principais regiões do espetro eletromagnético, tendo em consideração a frequência, e identificar algumas aplicações das radiações dessas regiões.

Áreas de competência do Perfil do Aluno

  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico e pensamento criativo
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Saber científico, técnico e tecnológico
Temas
  • Fontes e transferências de energia Fenómenos Óticos

Links rápidos:

Telescola 18/06 – 7º e 8º ano Educação Física

Ainda Não disponível

Links rápidos:

Telescola 18/06 – 3º Ciclo Espanhol

Empacando la maleta…

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o turismo e as viagens
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

Competência Intercultural

  • Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

Competência Estratégica

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: viagens; férias; meios de transporte; tipos de alojamento
  • Conteúdos funcionais: pedir e dar indicações numa cidade
  • Conteúdos gramaticais: pretérito imperfeito do Indicativo
  • Conteúdos culturais: curiosidade (razões pelas quais devemos viajar)

Links rápidos:

Telescola 18/06 – 9º ano Inglês

Learn from the past

Áreas de Conhecimento

Área temática/situacional – Planos para o futuro

Competência comunicativa:

  • Compreensão escrita: compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
  • Compreensão oral: compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
  • Produção oral: produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.

Competência Intercultural:

  • Reconhecer realidades interculturais distintasconhecer universos culturais diversificados.
  • Reconhecer personalidades do meio artístico, literário, científico e político.
Temas
  • Planos para o Futuro

Links rápidos:

Telescola 18/06 – 9º ano Matemática e Físico-Química

Substâncias moleculares

Áreas de Conhecimento
  • Compreender estruturas tridimensionais de algumas substâncias moleculares, como o diamante, a grafite e a sílica.
  • Reconhecer a importância atual da nanotecnologia recorrendo a exemplos como o grafeno.
  • Identificar e construir lugares geométricos e utilizá-los na resolução de problemas.
Temas
  • Compostos covalentes
  • Nanotecnologia
  • Figuras geométricas

Links rápidos:

Telescola 18/06 – 9º ano Português

Viagens ao mundo do teatro

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário (Texto dramático) com a construção do sentido da obra em estudo (Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente).
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

Gramática

  • Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes; divisão e classificação de orações.
Temas
  • Bravura ou valentia vs. temeridade
  • Gil Vicente: notas biográficas e bibliográficas
  • Características do teatro vicentino
  • Orações coordenadas

Links rápidos: