Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 8 de Junho de 2020.

Telescola 08/06 – 7º e 8º ano Português

Quem sou eu? Quem somos nós?Da indiferença à amizade

Áreas de Conhecimento
  • Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
  • Leitura Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Educação literária Interpretar os textos em função do género literário (texto dramático e texto poético). Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (imagens, animações).
Temas
  • Quem sou eu? Quem somos nós? Da indiferença à amizade
  • – “O Homem Indiferente” (curta-metragem) – Excerto de Leandro, Rei da Helíria, Alice Vieira – “Amigo”, Alexandre O’Neill

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Telescola 08/06 – 7º e 8º ano História e Cidadania

Portugal no contexto europeu: século XIV e século XIX

Áreas de Conhecimento
  • 7.º ano PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV Crises e revolução no século XIV Analisar a crise económica, social e política do século XIV em Portugal, integrando as guerras fernandinas no contexto da Guerra dos Cem Anos. Integrar a revolução de 1383-1385 num contexto de crise e rutura, realçando os seus aspetos dinásticos e os confrontos militares, assim como as suas consequências políticas, sociais e económicas. Identificar/aplicar os conceitos: crise económica, quebra demográfica, peste, revolução.

 

  • 8.º ano CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX Compreender a importância das conquistas da revolução francesa para o liberalismo, estabelecendo ligações com o caso português; Interpretar a revolução liberal portuguesa, identificando causas e as diversas propostas políticas expressas na Constituição de 1822, na Carta Constitucional de 1826 e na resistência absolutista; Contextualizar a independência do Brasil no processo revolucionário liberal português; Reconhecer que o fim do Antigo Regime e o estabelecimento de uma nova ordem liberal e burguesa em Portugal resultou numa guerra civil. Identificar/aplicar os conceitos: Liberalismo, Constituição, Cidadania, Carta Constitucional, Sufrágio censitário / sufrágio universal, Monarquia constitucional/Estado federal/República.
Temas
  • Crise do Século XIV em Portugal Crise de 1383/85 A revolução liberal de 1820 Em Cidadania aborda-se o subdomínio Instituições e participação democrática sugerindo-se o Referencial de Educação para o desenvolvimento:

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Telescola 08/06 – 3º Ciclo Espanhol

España mía…

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o turismo e as viagens
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

 

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

 

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

 

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

 

Competência Intercultural

  • Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

 

Competência Estratégica

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: tipos de turismo; aspetos específicos/culturais de cidades espanholas; conceito de Património da Humanidade
  • Conteúdos funcionais: expressar opinião sobre alguns efeitos negativos do turismo em relação ao meio ambiente; distinguir viajante e turista
  • Conteúdos gramaticais: preposições
  • Conteúdos culturais: cidades espanholas Património da Humanidade; curiosidade alusiva ao “Flamenco” como exemplo representativo da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade

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Telescola 08/06 – 9º ano Português

Viagens ao mundo da fantasia

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões;
  • Reconhecer e caracterizar textos de diferentes géneros (texto expositivo);
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo;
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos;

Gramática

  • Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções;
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

Escrita

  • Elaborar textos de natureza informativa ou argumentativa no âmbito de géneros como: texto expositivo.
Temas

Bravura ou valentia vs temeridade:

   Os Lusíadas de Luís de Camões:

  • Exploração do episódio Ilha dos Amores de Os Lusíadas;
  • Características do texto expositivo;
  • Algumas funções sintáticas (Modificadores)

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Telescola 08/06 – 9º ano Inglês

Ainda nao disponível

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Telescola 08/06 – 9º ano História

Portugal, a aproximação à Europa e ao Mundo

Áreas de Conhecimento
  • Integrar a formação da CEE no período do após II Guerra.
  • Compreender a importância da entrada de Portugal na CEE para a consolidação do processo de democratização e para a modernização do país.
  • Caracterizar as relações de cooperação com os espaços lusófonos.
Temas
  • Transformações económicas e sociais do pós-revolução em Portugal
  • A adesão à CEE
  • A construção de um projeto europeu e a criação da CEE
  • A transição para uma União Europeia
  • As consequências para Portugal da adesão à CEE/EU
  • Portugal e os países lusófonos: PALOP e CPLP

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