Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 17 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 17/06 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

“Ordenamento do Território & Proteção e Conservação da Natureza”

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar o ambiente geológico com a saúde e a ocorrência de doenças nas pessoas, nos animais e nas plantas que vivem nesse ambiente, partindo de questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.
  • Explicitar a importância do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
  • Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da Natureza.
  • Sistematizar informação relativa a Áreas Protegidas em Portugal e no mundo, explicitando medidas de proteção e de conservação das mesmas.
  • Identificar algumas associações e organismos públicos de proteção e conservação da Natureza existentes em Portugal.
Temas
  • Importância da geologia no ordenamento e gestão do território – o exemplo dos aquíferos.
  • Áreas Protegidas e medidas de sua proteção e conservação.
  • Associações e organismos públicos de proteção e conservação da Natureza.

Links rápidos:

Telescola 17/06 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Atividades económicas – setor terciário

Áreas de Conhecimento
  • Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (comércio, serviços e turismo).
  • Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição.
  • Identificar exemplos de impactes da ação humana no território.
  • Interpretar o consumo sustentável como uma das dimensões do desenvolvimento sustentável.
  • Compreender a importância dos comportamentos de consumo relativamente à preservação dos recursos naturais.
Temas
  • Atividades Económicas – Setor terciário Meio Natural O Consumo Sustentável (Referencial de Educação do Consumidor

Links rápidos:

Telescola 17/06 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – les loisirs

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Produção escrita

Escrever, sobre situações do quotidiano e experiências pessoais, textos simples e curtos (50-60 palavras), em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com conetores básicos de coordenação e subordinação para:

  • descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
  • exprimir gostos e preferências.
Temas
  • A vida quotidiana – os tempos livres e a literatura

Links rápidos:

Telescola 17/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Geometria molecular

Áreas de Conhecimento
  • Identificar a geometria de algumas moléculas e reconhecer a sua relação à existência de pares de eletrões ligantes e não ligantes.
  • Identificar e construir lugares geométricos e utilizá-los na resolução de problemas.
Temas
  • Eletrões ligantes e não ligantes
  • Geometria molecular

Links rápidos:

Telescola 17/06 – 9º ano Matemática

“Ganhas tu ou ganho eu!”

Áreas de Conhecimento
  • Interpretar o conceito de probabilidade de um acontecimento como a frequência relativa da ocorrência desse acontecimento ou recorrendo à regra de Laplace.
  • Calcular a probabilidade de um acontecimento associado a uma experiência aleatória e interpretá-la como exprimindo o grau de possibilidade da sua ocorrência.
Temas
  • Experiências e conjunto de resultados
  • Acontecimentos
  • Probabilidade de um acontecimento
  • Lei dos Grandes Números
  • Lei de Laplace

Links rápidos:

Telescola 17/06 – 9º ano Geografia e Cidadania

Os problemas ambientais: alterações na atmosfera

Áreas de Conhecimento
  • Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar-Água (chuvas ácidas, efeito de estufa e rarefação da camada do ozono).
  • Compreender a importância da adoção de atitudes, comportamentos, práticas e técnicas conducentes à redução das emissões de gases com efeito de estufa
Temas

Ambiente e Sociedade

  • Alterações ao ambiente natural
  • Alterações climáticas (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)

Links rápidos: