Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 22 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 22/06 – 7º e 8º ano Português

A esperança é a primeira a nascer-A esperança alimenta o sonho

Áreas de Conhecimento
  • Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
  • Leitura Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Educação literária Interpretar os textos em função do género literário (texto narrativo e texto poético). Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (imagens, animações).
Temas

Sonho Das estrelas ao sonho

  •  “Voar” (canção), Tim e Rui Veloso
  • “O quarto anjo”, José Eduardo Agualusa
  • “Soar” (curta-metragem animada)
  • “Uma biografia de Eugénio de Andrade” (vídeo)
  • “Tu és a esperança, a madrugada.”, Eugénio de Andrade

Links rápidos:

Telescola 22/06 – 7º e 8º ano História e Cidadania

Povos, Migrações e interculturalidade Direitos Humanos: que história para contar?

Áreas de Conhecimento

7º ano

  • A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA A Península Ibérica nos séculos IX a XII – Reconhecer na Península Ibérica a existência de diferentes formas de relacionamento entre cristãos, muçulmanos e judeus.

8º ano

  • EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI A abertura ao mundo – Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais; CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX – Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes; – Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período.
Temas

7. º ano

  • Muçulmanos, judeus e Cristãos na Península Ibérica – o contacto e intercâmbio.

8.º ano

A Expansão marítima: Colonização, Encontro de Culturas, Aculturação, Globalização, Diversidade cultural e étnica/rácica. A diversidade económica, social e religiosa. A construção de uma sociedade diversificada que gradualmente, reflete a mundialização da economia e do acesso a outros territórios.

  • Iluminismo: as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes: a consagração dos direitos humanos na Declaração D.H e na Constituição: a igualdade perante a lei, o direito à propriedade, a liberdade religiosa, o laicismo, entre outros – na perspetiva da inclusão e da construção de um sistema de cariz democrático, de base liberal.
  • A emigração portuguesa no século XIX No âmbito da Cidadania, o subdomínio Direitos Humanos, com enfoque no problema dos refugiados, conferindo um carater de harmonia entre os povos e de rejeição ao ódio.

Links rápidos:

Telescola 22/06 – 3º Ciclo Espanhol

Turisteando…

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o turismo e as viagens em países hispanoamericanos
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

 

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

 

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

 

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

 

Competência Intercultural

  •  Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

 

Competência Estratégica

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: viagens; férias; países hispanoamericanos.
  • Conteúdos funcionais: contar factos no passado
  • Conteúdos gramaticais: pretérito indefinido
  • Conteúdos culturais: curiosidade – referência a animais que fazem parte das culturas pré-hispânicas (jaguar, quetzal e lama)

Links rápidos:

Telescola 22/06 – 9º ano Português

Viagens com Gil Vicente

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: um auto de Gil Vicente.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

Gramática

  • Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes; divisão e classificação de orações.
Temas
  • Bravura ou valentia vs. temeridade
  • Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente: estrutura e características da obra; os tipos sociais na peça vicentina
  • Orações subordinadas

Links rápidos:

Telescola 22/06 – 9º ano Inglês

Travelling into the Future

Áreas de Conhecimento

Área temática/Situacional – Planos para o futuro

Competência comunicativa:

  • Compreensão escrita: Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
  • Compreensão oralCompreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
  • Produção escrita: escrever sobre os temas da atualidade estudados.

Competência Estratégica:

  • Pensar criticamente: seguir um pensamento mais elaborado, esforçando-se por expressar a sua opinião sobre os temas estudados.
Temas
  • Planning the Future

Links rápidos:

Telescola 22/06 – 9º ano História

DO SEGUNDO PÓS-GUERRA À GLOBALIZAÇÃO

Áreas de Conhecimento
  • Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS;
  • Indicar as principais potências emergentes, (ex.: o caso chinês);
  • Caracterizar as relações de cooperação com os espaços lusófonos;
  • Analisar as dimensões da globalização (ex.: tecnologias de informação, comunicação e transportes, migrações);
  • Identificar/aplicar os conceitos: Qualidade de vida; Multiculturalismo/Interculturalismo, Cidadania.
Temas
  • A prosperidade do mundo capitalista
  • O Keynesianismo
  • Os choques petrolíferos
  • A crise do modelo Keynesiano
  • Do neoliberalismo à globalização
  • A nova ordem mundial
  • O início do combate ao terrorismo
  • Países emergentes: o caso da China
  • A globalização económica

Links rápidos: