Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 25 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 25/06 – 7º e 8º ano Físico-Química
Energia, Luz e Imagem
Aprendizagens
- Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra, numa perspetiva interdisciplinar.
- Concluir, através de atividades experimentais, que a luz pode sofrer reflexão (especular e difusa), refração e absorção, verificando as leis da reflexão e comunicando as conclusões.
- Representar, geometricamente, a reflexão e a refração da luz e interpretar representações desses fenómenos.
- Explicar algumas das aplicações dos fenómenos óticos, nomeadamente objetos e instrumentos que incluam espelhos e lentes.
Áreas de competência do Perfil do Aluno
- Linguagens e textos.
- Informação e comunicação.
- Raciocínio e resolução de problemas.
- Pensamento crítico e pensamento criativo.
- Desenvolvimento pessoal e autonomia.
- Saber científico, técnico e tecnológico.
- Fontes e transferências de energia Fenómenos Óticos
Links rápidos:
Telescola 25/06 – 7º e 8º ano Educação Física
FITescola® – Descobre a tua energia
Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e género. Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Conhece e interpreta os princípios fundamentais do treino das capacidades motoras.
Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar
Aptidão Física:
- Avaliação da aptidão muscular através da realização dos testes do programa FITescola® possíveis de aplicar em casa: Abdominais, Flexões de Braços, Impulsão Horizontal, Flexibilidade dos Ombros e Flexibilidade dos Membros Inferiores.
Conhecimentos:
- Processos de elevação da aptidão física; – Princípios fundamentais do treino: Princípio da Reversibilidade.
Links rápidos:
Telescola 25/06 – 3º Ciclo Espanhol
¡Viajar activa tus sentidos!
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com as férias, os países hispanoamericanos e a importância do espanhol no mundo e em contexto escolar
- Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: viagens; férias; países hispanoamericanos.
- Conteúdos funcionais: contar factos no passado
- Conteúdos gramaticais: pretérito perfecto; contraste pretérito perfecto/pretérito indefinido; marcadores temporais de passado
- Conteúdos culturais: o espanhol no mundo (a importância da aprendizagem do espanhol)
Links rápidos:
Telescola 25/06 – 9º ano Inglês
Não disponível
Links rápidos:
- Rever aula (RTP play)>
- Sugestão de Actividades (Ficha para download / imprimir) PDF >
Telescola 25/06 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Compostos de Carbono
- Identificar hidrocarbonetos saturados e insaturados simples, atendendo a número de átomos e ligações envolvidas.
- Compreender as primeiras regras da nomenclatura dos hidrocarbonetos.
- Identificar alguns derivados dos hidrocarbonetos.
- Reconhecer o uso quer de hidrocarbonetos, quer dos seus derivados em substâncias usadas no dia a dia.
- Compreender as primeiras regras da nomenclatura dos hidrocarbonetos.
- Avaliar a contribuição da Química na produção e aplicação de materiais inovadores para a melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade económica e ambiental.
- Identificar e construir lugares geométricos e utilizá-los na resolução de problemas.
- Hidrocarbonetos
- Geometria e Medida
- Figuras geométricas
Links rápidos:
Telescola 25/06 – 9º ano Português
Não disponível
Links rápidos:
- Rever aula (RTP play)>
- Sugestão de Actividades (Ficha para download / imprimir) PDF >