Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 25 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 25/06 – 7º e 8º ano Físico-Química

Energia, Luz e Imagem

Áreas de Conhecimento

Aprendizagens

  • Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra, numa perspetiva interdisciplinar.
  • Concluir, através de atividades experimentais, que a luz pode sofrer reflexão (especular e difusa), refração e absorção, verificando as leis da reflexão e comunicando as conclusões.
  • Representar, geometricamente, a reflexão e a refração da luz e interpretar representações desses fenómenos.
  • Explicar algumas das aplicações dos fenómenos óticos, nomeadamente objetos e instrumentos que incluam espelhos e lentes.

Áreas de competência do Perfil do Aluno

  • Linguagens e textos.
  • Informação e comunicação.
  • Raciocínio e resolução de problemas.
  • Pensamento crítico e pensamento criativo.
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia.
  • Saber científico, técnico e tecnológico.
Temas
  • Fontes e transferências de energia Fenómenos Óticos

Links rápidos:

Telescola 25/06 – 7º e 8º ano Educação Física

FITescola® – Descobre a tua energia

Áreas de Conhecimento

Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e género. Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Conhece e interpreta os princípios fundamentais do treino das capacidades motoras.
Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar

Temas

Aptidão Física:

  • Avaliação da aptidão muscular através da realização dos testes do programa FITescola® possíveis de aplicar em casa: Abdominais, Flexões de Braços, Impulsão Horizontal, Flexibilidade dos Ombros e Flexibilidade dos Membros Inferiores.

Conhecimentos:

  • Processos de elevação da aptidão física; – Princípios fundamentais do treino: Princípio da Reversibilidade.

Links rápidos:

Telescola 25/06 – 3º Ciclo Espanhol

¡Viajar activa tus sentidos!

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa: 

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com as férias, os países hispanoamericanos e a importância do espanhol no mundo e em contexto escolar
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

 

Competência Intercultural 

  • Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

 

Competência Estratégica 

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: viagens; férias; países hispanoamericanos.
  • Conteúdos funcionais: contar factos no passado
  • Conteúdos gramaticais: pretérito perfecto; contraste pretérito perfecto/pretérito indefinido; marcadores temporais de passado
  • Conteúdos culturais: o espanhol no mundo (a importância da aprendizagem do espanhol)

Links rápidos:

Telescola 25/06 – 9º ano Inglês

Não disponível

Links rápidos:

Telescola 25/06 – 9º ano Matemática e Físico-Química

Compostos de Carbono

Áreas de Conhecimento
  • Identificar hidrocarbonetos saturados e insaturados simples, atendendo a número de átomos e ligações envolvidas.
  • Compreender as primeiras regras da nomenclatura dos hidrocarbonetos.
  • Identificar alguns derivados dos hidrocarbonetos.
  • Reconhecer o uso quer de hidrocarbonetos, quer dos seus derivados em substâncias usadas no dia a dia.
  • Compreender as primeiras regras da nomenclatura dos hidrocarbonetos.
  • Avaliar a contribuição da Química na produção e aplicação de materiais inovadores para a melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade económica e ambiental.
  • Identificar e construir lugares geométricos e utilizá-los na resolução de problemas.
Temas
  • Hidrocarbonetos
  • Geometria e Medida
  • Figuras geométricas

Links rápidos:

Telescola 25/06 – 9º ano Português

Não disponível

Links rápidos: