Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 24 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 24/06 – 7º e 8º ano Ciências Naturais
“Atividades de consolidação de aprendizagens de Ciências Naturais”
Áreas de Conhecimento
- Simulação da formação de fósseis.
- Explicar o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.
- Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais, éticos de casos de desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas.
Temas
- Os principais tipos de fossilização.
- A importância da Paleontologia.
- Desenvolvimento científico e tecnológico.
Links rápidos:
Telescola 24/06 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania
Atividades económicas – Redes e meios de transporte e telecomunicações
Áreas de Conhecimento
- Ler e interpretar mapas de diferentes escalas.
- Comparar os diferentes tipos de modos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens.
- Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição.
- Determinar a acessibilidade de lugares.
- Selecionar o modo de transporte mais adequado em função do fim a que se destina e das distâncias (absolutas e relativas).
- Relatar exemplos do impacte da era digital na sociedade. .Relacionar a mobilidade sustentável com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida.
Temas
- Atividades Económicas – redes e meios de transporte e telecomunicações.
- A Terra: Estudos e Representações.
- Energia – Mobilidade sustentável (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)
Links rápidos:
Telescola 24/06 – 3º Ciclo Francês
La vie quotidienne – les loisirs
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Interação escrita
Escrever correspondência (50-60 palavras) sobre situações do quotidiano e experiências pessoais em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com conetores básicos de coordenação e subordinação para:
- pedir e dar informações;
- descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
- exprimir gostos e preferências.
Temas
- A vida quotidiana – os tempos livres, a vida social e as redes sociais
Links rápidos:
Telescola 24/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Diversidade intraespecífica
Áreas de Conhecimento
- Explicar a relação entre os fatores hereditários, a informação genética e o modo como a reprodução sexuada condiciona a diversidade intraespecífica e a evolução das populações.
- Apresentar três aplicações da genética na sociedade e ambiente, com referência aos contributos da tecnologia.
- Indicar problemas bioéticos relacionados com as novas aplicações da genética na sociedade.
Temas
- Diversidade intraespecífica
Links rápidos:
Telescola 24/06 – 9º ano Matemática
“Matemática fora da caixa…”
Áreas de Conhecimento
- Valorizar o papel da Matemática no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
Temas
- Processos de contagem – Combinatória
- As pontes de Königsberg – Teoria dos grafos
- Método de Hondt
Links rápidos:
Telescola 24/06 – 9º ano Geografia e Cidadania
Não há Planeta B
Áreas de Conhecimento
- Identificar soluções técnico-científicas que contribuam para reduzir o impacte ambiental das atividades humanas (p. ex.: rearborização, utilização de produtos biodegradáveis, energias renováveis, 3R, etc.).
- Compreender o impacte das atividades e atitudes humanas num contexto de recursos naturais.
- Compreender as consequências do esgotamento dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras.
Temas
- Ambiente e Sociedade-Alterações ao ambiente natural
- Sustentabilidade, Ética, Cidadania / Responsabilidade Intergeracional
- (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)