Telescola 12/06 – 3º Ciclo Leitura e Literatura
Diversidade e Identidade – visita de estudo / Centro e Sul (virtual e guiada) – 2.ª Fase Literatura e História – a grande memória / Parceria Direção-Geral do Património Cultural
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
Linguagens e textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Oralidade
Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave.
Leitura
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
Explicitar o sentido global de um texto.
Fazer inferências devidamente justificadas.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Educação Literária
Interpretar os textos em função do género literário.
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).
Monumentos e sítios, uma viagem pela História sob a bússola da literatura
– A defesa e consolidação do território
– A construção de uma identidade
– A diversidade da cultura, do património e da língua portuguesas
– Viagem mar adentro – literatura de viagens