Telescola 05/06 – 3º Ciclo Escrita

“Iguais na Diferença” Diversidade e Identidade – Roteiro de visita de estudo a uma cidade/vila/aldeia

Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

Escrita

  • Estabelecer ligações entre o(s) tema(s) desenvolvido(s) nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
  • Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
  • Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
  • Planificar a escrita de textos.
  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
  • Rever os textos escritos.
Temas
  • Valorização da diversidade cultural, linguística e do património – marcas de identidade de cada cidade, vila ou aldeia.
  • Exploração do nosso espaço com história(s) para contar – roteiro de visita.

Links rápidos: