Telescola 05/06 – 3º Ciclo Escrita
“Iguais na Diferença” Diversidade e Identidade – Roteiro de visita de estudo a uma cidade/vila/aldeia
Áreas de Conhecimento
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
- Linguagens e textos
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Escrita
- Estabelecer ligações entre o(s) tema(s) desenvolvido(s) nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
- Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
- Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
- Planificar a escrita de textos.
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
- Rever os textos escritos.
Temas
- Valorização da diversidade cultural, linguística e do património – marcas de identidade de cada cidade, vila ou aldeia.
- Exploração do nosso espaço com história(s) para contar – roteiro de visita.