Telescola 05/06 – 3º Ciclo Leitura e Literatura

Diversidade e Identidade – visita de estudo (virtual e guiada) – 1.ª Fase /Norte e Centro do país; Literatura e História – a grande memória (Parceria: Direção-Geral do Património Cultural)

Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

  • Oralidade
  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
  • Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias–chave.

Leitura

  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
  • Explicitar o sentido global de um texto.
  • Fazer inferências devidamente justificadas.
  • Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.

Educação Literária

  • Interpretar os textos em função do género literário.
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).
Temas

Monumentos e sítios, uma viagem pela História sob a bússola da literatura

  • A defesa e consolidação do território
  • A construção de uma identidade
  • A diversidade da cultura, do património e da língua portuguesas

Links rápidos: