Chega a esta altura do ano e apetece-nos um Folar da Páscoa! Este ano vamos ter – sem dúvida – uma Páscoa diferente, mas isso não significa que não possamos comemorar no nosso lar e… fazer o nosso próprio folar. Certamente uma actividade a fazer em família!
Existem várias receitas, mas pouca coisa varia, fica aqui esta bastante completa:
Ingredientes
- 40g fermento padeiro;
- 500g farinha de trigo;
- 100ml leite;
- 100g açúcar;
- 75g margarina;
- 1 c.chá Canela;
- 1 c.chá Erva-Doce em pó;
- 1/2 Aguardente;
- 2 ovos;
- Sal q.b.;
- 2 ovos cozidos;
- 1 gema de ovo (iremos usar para pincelar);
Preparação e como fazer passo a passo
- Comece por juntar o fermento com 100g de farinha e 50ml de leite. De seguida mexa bem, até que obtenha uma massa que se solta da tigela e das mãos – se for preciso, adicione os 100ml de leite em vez de 50ml.
- Num recipiente, coloque as 400g de farinha e abra um buraco no centro, onde deverá colocar a massa do fermento feita no ponto anterior. À volta desta, coloque o açúcar, a margarina (cortada aos cubinhos pequenos), canela, erva-doce, aguardente e os ovos (levemente batidos).
- Amasse tudo muito bem, até que a massa se despegue da taça e bata-a numa pesa ou tábua cerca de 15 a 20 vezes, até ficar bastante consistente e elástica.
- Passe o recipiente por água quente e limpe-o muito bem. De seguida, volte a colocar a passa no seu interior, polvilhe com farinha e tape com um pano. Coloque o recipiente num local morno e deixe levedar até obter o dobro do tamanho – cerca de 1h30 a 2h.
- Agora que já tem a massa levedada, retira um pocuo de massa para decoração, e o restante divida em duas porções iguais – formando 2 bolas (como se estivesse a fazer pão). Achate um pouco e coloque um ovo cozido no meio. Decore agora com os rolinhos feitos com o pouco de massa que tirou no início e coloque por cima – por norma em forma de cruz – por cima do ovo.
- Ligue o forno e aqueça-o bem a 200ºC. Leve os folares ao forno por cerca de 30 minutos, sendo que – após 10 minutos de cozedura – deverá cobri-los com papel alumínio para que não queimem. Quando faltarem 5 minutos para terminar, retire o tabuleiro, e pincele – com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite – os folares. Volte a colocar no forno para terminar de cozer (se achar necessário coloque a folha de alumínio, caso contrário não será necessário).
- Pronto, tem os seus folares da Páscoa prontos a comer. Bom apetite 🙂
Obrigado à Tertúlia de Sabores pela receita.
Vídeo como fazer Folar da Páscoa
Esta receita é ligeiramente diferente, mas podem também ver passo a passo e ser mais fácil: