Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 24 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 24/06 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

“Atividades de consolidação de aprendizagens de Ciências Naturais”

Áreas de Conhecimento
  • Simulação da formação de fósseis.
  • Explicar o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.
  • Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais, éticos de casos de desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas.
Temas
  • Os principais tipos de fossilização.
  • A importância da Paleontologia.
  • Desenvolvimento científico e tecnológico.

Links rápidos:

Telescola 24/06 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Atividades económicas – Redes e meios de transporte e telecomunicações

Áreas de Conhecimento
  • Ler e interpretar mapas de diferentes escalas.
  • Comparar os diferentes tipos de modos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens.
  • Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição.
  • Determinar a acessibilidade de lugares.
  • Selecionar o modo de transporte mais adequado em função do fim a que se destina e das distâncias (absolutas e relativas).
  • Relatar exemplos do impacte da era digital na sociedade. .Relacionar a mobilidade sustentável com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida.
Temas
  • Atividades Económicas – redes e meios de transporte e telecomunicações.
  • A Terra: Estudos e Representações.
  • Energia – Mobilidade sustentável (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)

Links rápidos:

Telescola 24/06 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – les loisirs

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Interação escrita

Escrever correspondência (50-60 palavras) sobre situações do quotidiano e experiências pessoais em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com conetores básicos de coordenação e subordinação para:

  • pedir e dar informações;
  • descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
  • exprimir gostos e preferências.
Temas
  • A vida quotidiana – os tempos livres, a vida social e as redes sociais

Links rápidos:

Telescola 24/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Diversidade intraespecífica

Áreas de Conhecimento
  • Explicar a relação entre os fatores hereditários, a informação genética e o modo como a reprodução sexuada condiciona a diversidade intraespecífica e a evolução das populações.
  • Apresentar três aplicações da genética na sociedade e ambiente, com referência aos contributos da tecnologia.
  • Indicar problemas bioéticos relacionados com as novas aplicações da genética na sociedade.
Temas
  • Diversidade intraespecífica

Links rápidos:

Telescola 24/06 – 9º ano Matemática

“Matemática fora da caixa…”

Áreas de Conhecimento
  • Valorizar o papel da Matemática no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
Temas
  • Processos de contagem – Combinatória
  • As pontes de Königsberg – Teoria dos grafos
  • Método de Hondt

Links rápidos:

Telescola 24/06 – 9º ano Geografia e Cidadania

Não há Planeta B

Áreas de Conhecimento
  • Identificar soluções técnico-científicas que contribuam para reduzir o impacte ambiental das atividades humanas (p. ex.: rearborização, utilização de produtos biodegradáveis, energias renováveis, 3R, etc.).
  • Compreender o impacte das atividades e atitudes humanas num contexto de recursos naturais.
  • Compreender as consequências do esgotamento dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras.
Temas
  • Ambiente e Sociedade-Alterações ao ambiente natural
  • Sustentabilidade, Ética, Cidadania / Responsabilidade Intergeracional
  • (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)

Links rápidos: