Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 30 de Abril de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 30/04 – 7º e 8º ano Físico-Química
Análise de tabelas e gráficos
Aprendizagens:
- Construir e interpretar tabelas e gráficos temperatura-tempo, identificando temperaturas de fusão e de ebulição de substâncias e concluindo sobre os estados físicos a uma dada temperatura.
- Aplicar os conceitos de amplitude, período e frequência na análise de gráficos que mostrem a periodicidade temporal de uma grandeza física associada a um som puro.
Áreas de competência do Perfil do Aluno:
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Propriedades Físicas e Químicas dos materiais
- Produção e Propagação do Som e Ondas
Links rápidos:
Telescola 30/04 – 7º e 8º ano Educação Física
Ginástica – Aula 2
- Realizar destrezas elementares da Ginástica de Solo
- Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia
- Relacionar aptidão física e saúde e identificar os benefícios do exercício físico para a saúde
- Ginástica Artística, Aptidão Física, Conhecimentos
Links rápidos:
Telescola 30/04 – 3º Ciclo Espanhol
¡Tus compras en un solo clic!
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A2.1 / A2.2 / B1.1)
– Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com a realização de compras pela internet, o consumo responsável e os hábitos de consumo
– Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A2.2 / B1.1 / B1.2)
– Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais Competência Intercultural
– Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes Competência Estratégica
– Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: lojas e produtos online (compras à distância); consumo responsável; expressões coloquiais Conteúdos funcionais: distinguir o ato de “fazer compras de supermercado” e o de “fazer compras nas lojas”; descrever a experiência de comprar na internet; expressar sentimentos/emoções; usar expressões coloquiais; (re)conhecer formas de pagamento
Links rápidos:
Telescola 30/04 – 9º ano Inglês
Enjoying music together!
- Competência intercultural: Conhecer universos culturais diversificados.
- Competência comunicativa
- Compreensão escrita: ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Produção escrita: produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário comum, descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos.
- Competência estratégica: escrever um email informal; identificar os pontos principais em textos jornalísticos.
- Music
Links rápidos:
Telescola 30/04 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Distribuição eletrónica
- Realizar a distribuição eletrónica de acordo com o modelo de Bohr.
- Definir conceitos de cerne do átomo e nível de valência.
- Rever a formação de iões.
- Relacionar a distribuição eletrónica dos átomos dos elementos com a sua posição na TP.
- Definir raio atómico.
- Relacionar raio atómico com a distribuição eletrónica.
- Reconhecer regularidades e determinar uma lei de formação de uma sequência de números racionais e uma expressão algébrica que a representa, como a fórmula de Bohr (2n2).
- Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas, em contextos diversos.
- Localização dos elementos químicos na TP a partir da distribuição eletrónica
- Distribuição eletrónica
- Formação de iões
Links rápidos:
Telescola 30/04 – 9º ano Português
Viagens ao mundo do fantástico e do maravilhoso
Áreas de Conhecimento
Educação Literária
- Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
- Interpretar os textos em função do género literário.
Bravura ou valentia vs. temeridade
Classificação dos episódios de Os Lusíadas
Exploração do início da narração e do Consílio dos Deuses de Os Lusíadas
Abordagem à obra O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde (Narrativa de autor estrangeiro)