Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 30 de Abril de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 30/04 – 7º e 8º ano Físico-Química

Análise de tabelas e gráficos

Áreas de Conhecimento

Aprendizagens:

  • Construir e interpretar tabelas e gráficos temperatura-tempo, identificando temperaturas de fusão e de ebulição de substâncias e concluindo sobre os estados físicos a uma dada temperatura.
  • Aplicar os conceitos de amplitude, período e frequência na análise de gráficos que mostrem a periodicidade temporal de uma grandeza física associada a um som puro.

Áreas de competência do Perfil do Aluno:

  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico e pensamento criativo
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
Temas
  • Propriedades Físicas e Químicas dos materiais
  • Produção e Propagação do Som e Ondas

Links rápidos:

Telescola 30/04 – 7º e 8º ano Educação Física

Ginástica – Aula 2

Áreas de Conhecimento
  • Realizar destrezas elementares da Ginástica de Solo
  • Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia
  • Relacionar aptidão física e saúde e identificar os benefícios do exercício físico para a saúde
Temas
  • Ginástica Artística, Aptidão Física, Conhecimentos

Links rápidos:

Telescola 30/04 – 3º Ciclo Espanhol

¡Tus compras en un solo clic!

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A2.1 / A2.2 / B1.1)

– Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com a realização de compras pela internet, o consumo responsável e os hábitos de consumo

– Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A2.2 / B1.1 / B1.2)

– Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A1.2 / A2.1 / A2.2)

– Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A1.2 / A2.1 / A2.2)

– Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais Competência Intercultural

– Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes Competência Estratégica

– Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua

Temas
  • Conteúdos lexicais: lojas e produtos online (compras à distância); consumo responsável; expressões coloquiais Conteúdos funcionais: distinguir o ato de “fazer compras de supermercado” e o de “fazer compras nas lojas”; descrever a experiência de comprar na internet; expressar sentimentos/emoções; usar expressões coloquiais; (re)conhecer formas de pagamento

Links rápidos:

Telescola 30/04 – 9º ano Inglês

Enjoying music together!

Áreas de Conhecimento
  • Competência intercultural: Conhecer universos culturais diversificados.
  • Competência comunicativa
  • Compreensão escrita: ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
  • Produção escrita: produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário comum, descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos.
  • Competência estratégica: escrever um email informal; identificar os pontos principais em textos jornalísticos.
Temas
  • Music

Links rápidos:

Telescola 30/04 – 9º ano Matemática e Físico-Química

Distribuição eletrónica

Áreas de Conhecimento
  • Realizar a distribuição eletrónica de acordo com o modelo de Bohr.
  • Definir conceitos de cerne do átomo e nível de valência.
  • Rever a formação de iões.
  • Relacionar a distribuição eletrónica dos átomos dos elementos com a sua posição na TP.
  • Definir raio atómico.
  • Relacionar raio atómico com a distribuição eletrónica.
  • Reconhecer regularidades e determinar uma lei de formação de uma sequência de números racionais e uma expressão algébrica que a representa, como a fórmula de Bohr (2n2).
  • Interpretar, usar e relacionar diferentes representações das ideias matemáticas, em contextos diversos.
Temas
  • Localização dos elementos químicos na TP a partir da distribuição eletrónica
  • Distribuição eletrónica
  • Formação de iões

Links rápidos:

Telescola 30/04 – 9º ano Português

Viagens ao mundo do fantástico e do maravilhoso

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
  • Interpretar os textos em função do género literário.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

 Os Lusíadas

Classificação dos episódios de Os Lusíadas

Exploração do início da narração e do Consílio dos Deuses de Os Lusíadas

Abordagem à obra O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde (Narrativa de autor estrangeiro)

Links rápidos: