Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 29 de Abril de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 29/04 – 7º e 8º ano Ciências Naturais
A Importância dos Fósseis Recursos Energéticos e não Energéticos
Áreas de Conhecimento
- Explicar o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.
- Distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos e recursos renováveis de recursos não renováveis.
- Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações desses recursos.
Temas
- Importância do estudo dos fósseis
- Recursos energéticos e não energéticos
Links rápidos:
Telescola 29/04 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania
Distribuição da população mundial
Áreas de Conhecimento
Observação direta e/ou indireta, visando a construção do BI da paisagem (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade);
- Identificar, através de observação direta e/ou indireta, as interligações entre os elementos naturais e humanos, bem como as componentes da perceção e estética da paisagem;
- Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas;
- Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa-dos-ventos;
- Identificar as principais atividades económicas da comunidade local.
Temas
- Território e Paisagem (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)
- A Terra: Estudos e Representações
- Descrição da Paisagem
- Atividades Económicas
Links rápidos:
Telescola 29/04 – 3º Ciclo Francês
La vie quotidienne – La vie en famille
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Compreensão oral Identificar palavras-chave e frases simples e inferir o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos*, relacionados com situações do quotidiano e experiências pessoais e articulados de forma clara e pausada.
* Anúncios públicos, mensagens telefónicas, publicidade, canções, videoclipes, publicações digitais…
Temas
- A vida quotidiana – a casa, o vocabulário das tarefas domésticas
Links rápidos:
Telescola 29/04 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
O átomo
Áreas de Conhecimento
- Rever o modelo atómico de Bohr.
- Reconhecer a constituição de um átomo.
- Definir número atómico e número de massa.
- Definir massa atómica relativa.
- Reconhecer a existência de isótopos.
- Determinar massas atómicas ponderadas.
- Referir o uso de isótopos radioativos na Medicina e até na datação de achados arqueológicos.
Temas
- Constituição do átomo de acordo com o modelo atómico de Bohr e o modelo da nuvem eletrónica
- Número atómico e número de massa
- Distribuição eletrónica
- Massa atómica relativa e isótopos
Links rápidos:
Telescola 29/04 – 9º ano Matemática
“Dentro das quatro linhas …”
Áreas de Conhecimento
- Identificar e construir lugares geométricos (circunferência, círculo, mediatriz e bissetriz) e utilizá-los na resolução de problemas geométricos.
- Analisar figuras geométricas planas, incluindo a circunferência e o círculo, identificando propriedades relativas a essas figuras, e classificá-las de acordo com essas propriedades.
- Relacionar a amplitude de um ângulo ao centro e de um ângulo inscrito numa circunferência com as amplitudes dos arcos correspondentes e utilizar essas relações na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
- Lugares geométricos (Circunferência, Círculo, Mediatriz e Bissetriz)
- Propriedades da Circunferência
Links rápidos:
Telescola 29/04 – 9º ano Geografia e Cidadania
Ricos e Pobres
Áreas de Conhecimento
- Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam.
- Refletir sobre consequências das desigualdades de acesso e utilização de meios tecnológicos que permitem a informação e comunicação a distância entre pessoas e organizações.
Temas
- Contrastes de Desenvolvimento: Interdependência entre espaços com diferentes níveis de Desenvolvimento
- Enriquecimento e empobrecimento (Referencial de Educação para o Desenvolvimento)