Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 28 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 28/05 – 7º e 8º ano Físico-Química
Água
Áreas de Conhecimento
- Pesquisar a aplicação de técnicas de separação necessárias no tratamento de águas para consumo e de efluentes e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e qualidade de vida, comunicando as conclusões.
- Caracterizar reações de precipitação como reações em que se formam sais pouco solúveis em água, representando-as por equações químicas e pesquisando exemplos em contextos reais.
- Pesquisar, numa perspetiva interdisciplinar, sobre a dureza da água de consumo da região onde vive, bem como as consequências da utilização das águas duras a nível doméstico e industrial e formas de as tratar, comunicando as conclusões.
Temas
- Separação das substâncias de uma mistura
- Tipos de reações químicas
Links rápidos:
Telescola 28/05 – 7º e 8º ano Educação Física
Atletismo
Áreas de Conhecimento
- Atividades Físicas: Atletismo
- Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
- Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motora. Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar
Temas
- Atletismo
- Corrida com barreiras e salto em altura.
- Aptidão Física
- Desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia através da realização de um circuito de treino.
- Conhecimentos
- Processos de elevação da aptidão física. – Jogos Olímpicos: Os Jogos Olímpicos da Era Moderna e os campeões olímpicos portugueses.
Links rápidos:
Telescola 28/05 – 3º Ciclo Espanhol
Como, luego existo…
Áreas de Conhecimento
Competência Comunicativa:
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem a vocabulário relacionado com alimentos, com a alimentação.
Temas
- Como, luego existo…
Links rápidos:
Telescola 28/05 – 9º ano Inglês
Lend a Hand
Áreas de Conhecimento
Área temática/ situacional: Serviços
Competência comunicativa:
- Compreensão escrita: Compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.
- Compreensão oral: Compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção escrita: recontar um acontecimento, descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos; escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Competência Intercultural:
- Reconhecer realidades interculturais distintas: conhecer universos culturais diversificados.
Temas
- Volunteering
Links rápidos:
Telescola 28/05 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Ligação covalente
Áreas de Conhecimento
- Compreender a ligação covalente entre não metais.
- Aplicar o recurso à notação de Lewis para a ligação covalente.
- Recorrer à regra do octeto e do dupleto para compreender a ligação entre não metais.
- Compreender a escrita das fórmulas de estrutura de algumas moléculas.
- Rever o estabelecimento de proporções.
Temas
- Ligação covalente; Notação de Lewis; Regra do octeto e do dupleto
Links rápidos:
Telescola 28/05 – 9º ano Português
Viagens com o Homem do Leme
Áreas de Conhecimento
Educação Literária
- Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: poemas.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Gramática
- Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.
Escrita
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Temas
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Interpretação do poema “O Mostrengo” de Fernando Pessoa em paralelismo com o episódio “O Adamastor” de Os Lusíadas
- Algumas funções sintáticas (CD, CI e CO)
- Canção “Homem do leme” dos Xutos & Pontapés