Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 27 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 27/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais
Gestão de Resíduos & Alterações no Ambiente Geológico e na Saúde
Áreas de Conhecimento
- Relacionar o ambiente geológico com a saúde e a ocorrência de doenças nas pessoas, nos animais e nas plantas que vivem nesse ambiente, partindo de questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.
- Explicitar a importância do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
- Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
- Explicar a importância da recolha, do tratamento e da gestão sustentável de resíduos e propor medidas de redução de riscos e de minimização de danos na contaminação da água procedente da ação humana.
- Relacionar a gestão de resíduos e da água com a promoção de um desenvolvimento sustentável.
Temas
- Relação geologia/problemas de saúde locais, regionais e globais.
- Consequências da ação humana na exploração e transformação de alguns recursos.
Links rápidos:
Telescola 27/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania
Atividades económicas – setor primário
Áreas de Conhecimento
- Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (extração mineira, agricultura, pecuária, silvicultura e pesca).
- Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas (…) enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição.
- Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos. . Identificar exemplos de impactes da ação humana no território.
- Demonstrar a ação erosiva do mar. . Compreender a necessidade de adotar processos de produção agrícola ambientalmente sustentáveis.
- Analisar as principais ameaças à Biodiversidade a diferentes escalas.
- Compreender a importância dos oceanos para a sustentabilidade do planeta
Temas
- Atividades económicas: setor primário.
- Meio natural: clima e relevo.
- Produção e consumo sustentáveis (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)
- Biodiversidade (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)
Links rápidos:
Telescola 27/05 – 3º Ciclo Francês
La vie quotidienne – la santé et le bien-être
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Compreensão escrita
- Identificar palavras-chave e frases simples e inferir o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos*, relacionados com situações do quotidiano e experiências pessoais, constituídos essencialmente por frases com estruturas elementares e vocabulário familiar.
* Correspondência, folhetos, publicidade, catálogos, receitas, ementas, artigos de jornal, banda desenhada, publicações digitais, entre outros.
Temas
- A vida quotidiana – a saúde, o bem-estar e o sono
Links rápidos:
Telescola 27/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Ligação química
Áreas de Conhecimento
- Identificar os vários tipos de ligação química e relacioná-los com certas classes de materiais: substâncias moleculares e covalentes (diamante, grafite e grafeno), compostos iónicos e metais.
- Compreender a ligação iónica e a formação de iões a partir das distribuições eletrónicas dos metais e dos não metais.
- Compreender a ligação metálica e associar aos fenómenos de corrente elétrica.
- Resolver problemas com números reais em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias de resolução
- Resolver problemas utilizando equações, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
- Ligação química
- Ligação iónica
- Ligação metálica
- Ligação covalente
- Formação de iões
- Formação de cristais
- Propriedades dos metais
- Corrente elétrica
Links rápidos:
Telescola 27/05 – 9º ano Matemática
“Produtos constantes”
Áreas de Conhecimento
- Reconhecer uma função em diversas representações e interpretá-la como relação entre variáveis e como correspondência unívoca entre dois conjuntos.
- Usar funções para representar e analisar situações, em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
- Proporcionalidade direta e Proporcionalidade inversa
Links rápidos:
Telescola 27/05 – 9º ano Geografia e Cidadania
Riscos e Catástrofes Naturais
Áreas de Conhecimento
- Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.
- Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais.
- Conhecer as causas e as suscetibilidades.
- Identificar os principais efeitos.
- Compreender as medidas de autoproteção.
Temas
- Ambiente e Sociedade: Riscos e Catástrofes Naturais
- Riscos Naturais (Referencial de Educação para o Risco)