Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 27 de Abril de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 27/04 – 7º e 8º ano Português
Visões da Natureza Girassóis e um “Segredo”
Oralidade
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
Leitura
- Fazer inferências devidamente justificadas.
- Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.
Educação Literária
- Interpretar os textos em função do género literário (lírico);
- Identificar marcas formais do texto poético;
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra/nos textos e compará-lo com outras manifestações artísticas.
Visões da Natureza
- Olhar, ver e reparar – significados e uma frase de Saramago
- Texto poético – excertos de poemas de Alberto Caeiro
- Miguel Torga – poeta português
- Poema “Segredo”, Miguel Torga
- Características formais do texto poético
- “Catorze girassóis”, Van Gogh
Links rápidos:
Telescola 27/04 – 7º e 8º ano História e Cidadania
AS PESSOAS E A SOCIEDADE
- O aluno deverá compreender a vivência das pessoas ao longo dos tempos; como conquistaram privilégios e direitos, como se organizaram as sociedades em função da evolução do poder político e económico;
- O objetivo da aula é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências de tempo e de espaço, fontes Históricas, valores de cidadania e valorização da dignidade humana.
- A sociedade senhorial/ Sociedade de ordens e sociedade liberal – privilégios e direitos
- Em articulação com a Cidadania abordar o papel da mulher nestes dois períodos: a que atividades se dedicava, que mulheres se destacaram, por exemplo na História de Portugal
Links rápidos:
Telescola 27/04 – 3º Ciclo Espanhol
¿Quedamos hoy?
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A2.1 / A2.2 / B1.1)
– Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com planificação de atividades;
– Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A2.2 / B1.1 / B1.2)
– Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
– Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
– Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
- Conteúdos lexicais: Atividades de lazer e tempo livre
- Conteúdos funcionais: Convidar; Aceitar/recusar convites; expressar intenções e planos
- Conteúdos gramaticais: Perífrase verbal Ir a + Infinitivo
- Conteúdos culturais: Curiosidade cultural sobre a série espanhola “La Casa de Papel”, da Netflix, (o ficar em casa, neste período de quarentena, a ver
séries, como uma atividade de lazer)
Links rápidos:
Telescola 27/04 – 9º ano Português
Portugueses pelo mundo
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Educação Literária
- Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: narrativa de autor português.
- Texto informativo (reportagem)
- Texto narrativo (Peregrinação de Fernão Mendes Pinto – adaptação de Aquilino Ribeiro)
Links rápidos:
Telescola 27/04 – 9º ano Inglês
Music to my ears
Competência intercultural:
– Conhecer universos culturais diversificados.
Competência comunicativa:
– Compreensão oral: compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural; seguir orientações detalhadas e informações diversas.
– Interação oral: trocar ideias e opiniões sobre experiências e gostos pessoais; interagir, com correção, sobre assuntos conhecidos, podendo pedir ajuda e reformular o discurso
– Interação escrita: Interagir, com linguagem coloquial sobre assuntos de carácter geral.
- Music
Links rápidos:
Telescola 27/04 – 9º ano História
A Segunda Guerra Mundial
- Relacionar a II Guerra Mundial com o expansionismo das ditaduras, caracterizando sumariamente as principais etapas do conflito.
- Conhecer os custos do expansionismo das ditaduras, visível nas diferentes etapas do conflito
Links rápidos: