Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 27 de Abril de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 27/04 – 7º e 8º ano Português

Visões da Natureza Girassóis e um “Segredo”

Áreas de Conhecimento

Oralidade

  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.

Leitura

  • Fazer inferências devidamente justificadas.
  • Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.

Educação Literária

  • Interpretar os textos em função do género literário (lírico);
  • Identificar marcas formais do texto poético;
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra/nos textos e compará-lo com outras manifestações artísticas.
Temas

Visões da Natureza

  • Olhar, ver e reparar – significados e uma frase de Saramago
  • Texto poético – excertos de poemas de Alberto Caeiro
  • Miguel Torga – poeta português
  • Poema “Segredo”, Miguel Torga
  • Características formais do texto poético
  • “Catorze girassóis”, Van Gogh

Links rápidos:

Telescola 27/04 – 7º e 8º ano História e Cidadania

AS PESSOAS E A SOCIEDADE

Áreas de Conhecimento
  • O aluno deverá compreender a vivência das pessoas ao longo dos tempos; como conquistaram privilégios e direitos, como se organizaram as sociedades em função da evolução do poder político e económico;
  • O objetivo da aula é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências de tempo e de espaço, fontes Históricas, valores de cidadania e valorização da dignidade humana.
Temas
  • A sociedade senhorial/ Sociedade de ordens e sociedade liberal – privilégios e direitos
  • Em articulação com a Cidadania abordar o papel da mulher nestes dois períodos: a que atividades se dedicava, que mulheres se destacaram, por exemplo na História de Portugal

Links rápidos:

Telescola 27/04 – 3º Ciclo Espanhol

¿Quedamos hoy?

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A2.1 / A2.2 / B1.1)
– Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com planificação de atividades;
– Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A2.2 / B1.1 / B1.2)
– Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):

A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

Competência Intercultural
– Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

Competência Estratégica
– Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua

Temas

  • Conteúdos lexicais: Atividades de lazer e tempo livre
  • Conteúdos funcionais: Convidar; Aceitar/recusar convites; expressar intenções e planos
  • Conteúdos gramaticais: Perífrase verbal Ir a + Infinitivo
  • Conteúdos culturais: Curiosidade cultural sobre a série espanhola “La Casa de Papel”, da Netflix, (o ficar em casa, neste período de quarentena, a ver
    séries, como uma atividade de lazer)

Links rápidos:

Telescola 27/04 – 9º ano Português

Portugueses pelo mundo

Áreas de Conhecimento

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

Educação Literária

  • Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: narrativa de autor português.
Temas
Bravura ou valentia vs. temeridade
  • Texto informativo (reportagem)
  • Texto narrativo (Peregrinação de Fernão Mendes Pinto – adaptação de Aquilino Ribeiro)

Links rápidos:

Telescola 27/04 – 9º ano Inglês

Music to my ears

Áreas de Conhecimento

Competência intercultural:

– Conhecer universos culturais diversificados.

Competência comunicativa:

– Compreensão oral: compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural; seguir orientações detalhadas e informações diversas.

– Interação oral: trocar ideias e opiniões sobre experiências e gostos pessoais; interagir, com correção, sobre assuntos conhecidos, podendo pedir ajuda e reformular o discurso

– Interação escrita: Interagir, com linguagem coloquial sobre assuntos de carácter geral.

Temas
  • Music

Links rápidos:

Telescola 27/04 – 9º ano História

A Segunda Guerra Mundial

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar a II Guerra Mundial com o expansionismo das ditaduras, caracterizando sumariamente as principais etapas do conflito.
Temas
  • Conhecer os custos do expansionismo das ditaduras, visível nas diferentes etapas do conflito

Links rápidos: