Telescola 22/05 – 3º Ciclo Escrita
Solidariedade – “Eu posso ajudar!”
Áreas de Conhecimento
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
- Linguagens e textos
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico
Desenvolvimento pessoal e autonomia Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Escrita
- Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
- Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
- Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
- Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
- Planificar a escrita de textos.
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
- Rever os textos escritos.
Temas
- Solidariedade: as interdependências do mundo.
- Histórias inspiradoras levam a ações inspiradoras.
- Escrita como compromisso de ajuda e de união na proteção ambiental.