Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 21 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 21/05 – 7º e 8º ano Físico-Química
Registar observações de atividades experimentais
- Identificar técnicas para separar componentes de misturas homogéneas e heterogéneas e efetuar a separação usando técnicas laboratoriais básicas, selecionando o material necessário e comunicando os resultados.
- Distinguir corpos luminosos de iluminados, exemplos do dia-a-dia.
- Separação das substâncias de uma mistura
- Ondas de luz e sua propagação
Links rápidos:
Telescola 21/05 – 7º e 8º ano Educação Física
Atletismo
- Atividades Físicas: Atletismo.
- Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo. Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
- Atletismo: – Técnica de corrida e salto em comprimento.
- Aptidão Física: – Desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia através da realização de um circuito de treino.
- Conhecimentos: – Processos de elevação da aptidão física; – Jogos Olímpicos: O Olimpismo e os valores olímpicos.
Links rápidos:
Telescola 21/05 – 3º Ciclo Espanhol
¡Directo al paladar!
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com a alimentação, com a comida, com a gastronomia
- Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: expressões idiomáticas, pratos típicos de Espanha e da América Latina, trava-línguas
- Conteúdos gramaticais: adjetivos, nomes e verbos relacionados com a comida
- Conteúdos funcionais: expressar reações: degustação de alimentos/comida Conteúdos culturais: curiosidade sobre o “tapeo” – as tapas tornaram-se um sinal da identidade espanhola
Links rápidos:
Telescola 21/05 – 9º ano Inglês
Skills&Careers – Dream now. Change the future
Área temática/Situacional: Serviços
Competência comunicativa:
- Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara;
- Compreensão escrita: Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural;
- Produção escrita: Produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário comum, mas diversificado; escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Competência Intercultural:
- Reconhecer realidades interculturais distintas: conhecer universos culturais diversificados.
- Skills & Careers
Links rápidos:
Telescola 21/05 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Elementos que existem no corpo humano e na atmosfera da Terra
- Identificar os elementos que existem em maior proporção no corpo humano e outros que, embora existindo em menor proporção, são fundamentais à vida.
- Reconhecer relações entre as ideias matemáticas no campo algébrico e aplicar essas ideias em outros domínios matemáticos e não matemáticos.
- Resolver problemas utilizando equações, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e a plicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
- Propriedades dos materiais e Tabela Periódica
Links rápidos:
Telescola 21/05 – 9º ano Português
Viagens pela língua portuguesa no mundo
Educação Literária
- Interpretar textos de autores estrangeiros de língua oficial portuguesa.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Gramática
- Reconhecer traços de variação da língua portuguesa de natureza diacrónica.
- Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Texto narrativo: excertos da obra O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos
- Variantes da língua portuguesa
- Algumas funções sintáticas (CD, CI e CO)