Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 20 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 20/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais
História da Terra & Exploração de Recursos Energéticos
Áreas de Conhecimento
- Explicitar os princípios do raciocínio geológico e de datação relativa e reconhecer a sua importância para a caracterização das principais etapas da história da Terra (eras geológicas).
- Distinguir tempo histórico de tempo geológico em documentos diversificados, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História).
- Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações dos recursos naturais.
- Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
Temas
História da Terra & Exploração de Recursos Energéticos
- Etapas da história da Terra
- Tempo geológico e tempo histórico
- Exploração de recursos energéticos
Links rápidos:
Telescola 20/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania
Áreas de fixação humana / Localização Absoluta
Áreas de Conhecimento
- Identificar padrões na distribuição da população e do povoamento, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição.
- Localizar cidades, em mapas de diferentes escalas.
- Enunciar fatores responsáveis pelos padrões da organização das áreas funcionais da cidade, interpretando plantas funcionais.
- Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas.
- Inventariar elementos da paisagem que permitam caracterizar a multifuncionalidade do território e as suas dinâmicas territoriais (espaços rurais e espaços urbanos/ espaços naturais e paços humanizados).
Temas
- População e povoamento: áreas de fixação humana.
- A Terra: Estudos e Representações / Mapas como forma de representar a superfície terrestre.
- Território e Paisagem (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade).
Links rápidos:
Telescola 20/05 – 3º Ciclo Francês
La vie quotidienne – les habitudes alimentaires
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Produção oral
Exprimir-se sobre situações do quotidiano e experiências pessoais de forma simples, em monólogos curtos preparados previamente, usando um repertório limitado de expressões e frases com estruturas gramaticais elementares e pronunciando de forma suficientemente clara para:
- descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
- exprimir gostos e preferências.
Temas
- A vida quotidiana – os hábitos alimentares e a alimentação equilibrada
Links rápidos:
Telescola 20/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Hormonas aos saltos
Áreas de Conhecimento
- Comparar sumariamente, os processos de espermatogénese e oogénese.
- Caracterizar a coordenação ovárica e uterina, identificando o período fértil num ciclo menstrual.
Temas
- Espermatogénese e da oogénese
- Coordenação do ciclo ovárico e uterino
Links rápidos:
Telescola 20/05 – 9º ano Matemática
“Mais do que uma solução”
Áreas de Conhecimento
- Reconhecer, interpretar e resolver equações do 2.º grau a uma incógnita e usá-las para representar situações em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
- Resolução de equações do 2.º grau incompletas
Links rápidos:
Telescola 20/05 – 9º ano Geografia e Cidadania
Os climas
Áreas de Conhecimento
- Elaborar gráficos termopluviométricos, descrevendo o comportamento dos elementos do clima, de estações meteorológicas de diferentes países do mundo.
- Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem.
- Compreender a importância da água no planeta enquanto recurso e suporte da vida.
Temas
- Ambiente e Sociedade: Clima.
- Água (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)