Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 18 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 18/06 – 7º e 8º ano Físico-Química
Transferência de Energia
Aprendizagens
- Identificar diversos processos de transferência de energia (condução, convecção e radiação) no dia-a-dia, justificando escolhas que promovam uma utilização racional da energia.
- Ordenar as principais regiões do espetro eletromagnético, tendo em consideração a frequência, e identificar algumas aplicações das radiações dessas regiões.
Áreas de competência do Perfil do Aluno
- Linguagens e textos
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Saber científico, técnico e tecnológico
- Fontes e transferências de energia Fenómenos Óticos
Links rápidos:
Telescola 18/06 – 7º e 8º ano Educação Física
Ainda Não disponível
Links rápidos:
- Rever aula (RTP play)>
- Sugestão de Actividades (Ficha para download / imprimir) PDF >
Telescola 18/06 – 3º Ciclo Espanhol
Empacando la maleta…
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o turismo e as viagens
- Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: viagens; férias; meios de transporte; tipos de alojamento
- Conteúdos funcionais: pedir e dar indicações numa cidade
- Conteúdos gramaticais: pretérito imperfeito do Indicativo
- Conteúdos culturais: curiosidade (razões pelas quais devemos viajar)
Links rápidos:
Telescola 18/06 – 9º ano Inglês
Learn from the past
Área temática/situacional – Planos para o futuro
Competência comunicativa:
- Compreensão escrita: compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Compreensão oral: compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção oral: produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.
Competência Intercultural:
- Reconhecer realidades interculturais distintas: conhecer universos culturais diversificados.
- Reconhecer personalidades do meio artístico, literário, científico e político.
- Planos para o Futuro
Links rápidos:
Telescola 18/06 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Substâncias moleculares
- Compreender estruturas tridimensionais de algumas substâncias moleculares, como o diamante, a grafite e a sílica.
- Reconhecer a importância atual da nanotecnologia recorrendo a exemplos como o grafeno.
- Identificar e construir lugares geométricos e utilizá-los na resolução de problemas.
- Compostos covalentes
- Nanotecnologia
- Figuras geométricas
Links rápidos:
Telescola 18/06 – 9º ano Português
Viagens ao mundo do teatro
Educação Literária
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário (Texto dramático) com a construção do sentido da obra em estudo (Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente).
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Gramática
- Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes; divisão e classificação de orações.
- Bravura ou valentia vs. temeridade
- Gil Vicente: notas biográficas e bibliográficas
- Características do teatro vicentino
- Orações coordenadas