Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 18 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 18/05 – 7º e 8º ano Português
Solidariedade A publicidade conjuga o verbo ajudar
- Oralidade
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
- Leitura
- Ler em suportes variados de textos publicitários (institucional).
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado.
- Fazer inferências devidamente justificadas.
- Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.
- Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Educação literária
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (cinema).
- Gramática
- Conjugar verbos regulares e irregulares (imperativo).
- Solidariedade – A publicidade conjuga o verbo ajudar
- Texto publicitário – institucional, audiovisual e escrito
- Curta-metragem “O outro par”, Sarah Rozik
- Classe de palavras (verbo)
- Verbos regulares e irregulares em todos os tempos e modos (imperativo)
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Telescola 18/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania
Crises, mudanças e revoluções
7º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
Crises e revolução no século XIV
Integrar a revolução de 1383-1385 num contexto de crise e rutura, realçando os seus aspetos dinásticos e os confrontos militares, assim como as suas consequências políticas, sociais e económicas.
8º ano
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL
NOS SÉCULOS XVIII E XIX
O triunfo das revoluções liberais
Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA);
Destacar, no processo revolucionário francês, a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei.
- A Crise do Século XIV e a revolução de 1384/85
- A revolução americana
- As conquistas das Revoluções liberais
- Em Cidadania, aborda-se os subdomínios do Direitos Humanos com recurso a exemplos atuais – o 25 de abril e o 1º de maio com origem no século XIX
- Referencial de Educação para o Desenvolvimento
- Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz
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Telescola 18/05 – 3º Ciclo Espanhol
Aula 9: ¡No te comas el mundo!
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o consumo responsável de alimentos e a alimentação saudável
- Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: consumo responsável de alimentos; alimentação saudável; dieta mediterrânica
- Conteúdos gramaticais: imperativo afirmativo e negativo
- Conteúdos funcionais: dar ordens e conselhos
- Conteúdos culturais: curiosidade sobre a Dieta Mediterrânica – inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010.
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Telescola 18/05 – 9º ano Português
Viagens por mundos desconhecidos
Educação Literária
- Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, poemas de oito autores.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
- Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha maior e menor).
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Exploração do episódio “Despedidas em Belém” de Os Lusíadas
- Interpretação do poema “Mar português” de Fernando Pessoa em intertextualidade com o episódio em análise
- Texto expositivo / informativo (compreensão oral)
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Telescola 18/05 – 9º ano Inglês
The World of Work at a Glance
Área temática/situacional: Planos para o futuro.
Competência comunicativa:
Compreensão escrita: compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
Compreensão oral: compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados.
Produção oral: (re)produzir textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados; fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.
Competência estratégica: preparar e fazer uma apresentação oral.
Competência intercultural: conhecer universos culturais diversificados.
- Planos para o futuro: preparar entrada na vida ativa (part-time jobs)
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Telescola 18/05 – 9º ano História
A instauração do Estado Novo
As dificuldades económicas dos anos 30
Entre a ditadura e a democracia
- Explicar o processo de implementação do Estado Novo em Portugal, destacando o papel de Salazar;
- Comparar o Estado Novo com os principais regimes ditatoriais, estabelecendo semelhanças e diferenças.
- A ascensão de Salazar e o Estado Novo
- Princípios do Estado Novo e os mecanismos e organizações ao serviço do regime
- As semelhanças e diferenças entre o estado Novo e restantes regimes autoritários