Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 17 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 17/06 – 7º e 8º ano Ciências Naturais
“Ordenamento do Território & Proteção e Conservação da Natureza”
Áreas de Conhecimento
- Relacionar o ambiente geológico com a saúde e a ocorrência de doenças nas pessoas, nos animais e nas plantas que vivem nesse ambiente, partindo de questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.
- Explicitar a importância do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
- Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da Natureza.
- Sistematizar informação relativa a Áreas Protegidas em Portugal e no mundo, explicitando medidas de proteção e de conservação das mesmas.
- Identificar algumas associações e organismos públicos de proteção e conservação da Natureza existentes em Portugal.
Temas
- Importância da geologia no ordenamento e gestão do território – o exemplo dos aquíferos.
- Áreas Protegidas e medidas de sua proteção e conservação.
- Associações e organismos públicos de proteção e conservação da Natureza.
Links rápidos:
Telescola 17/06 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania
Atividades económicas – setor terciário
Áreas de Conhecimento
- Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (comércio, serviços e turismo).
- Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição.
- Identificar exemplos de impactes da ação humana no território.
- Interpretar o consumo sustentável como uma das dimensões do desenvolvimento sustentável.
- Compreender a importância dos comportamentos de consumo relativamente à preservação dos recursos naturais.
Temas
- Atividades Económicas – Setor terciário Meio Natural O Consumo Sustentável (Referencial de Educação do Consumidor
Links rápidos:
Telescola 17/06 – 3º Ciclo Francês
La vie quotidienne – les loisirs
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Produção escrita
Escrever, sobre situações do quotidiano e experiências pessoais, textos simples e curtos (50-60 palavras), em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com conetores básicos de coordenação e subordinação para:
- descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
- exprimir gostos e preferências.
Temas
- A vida quotidiana – os tempos livres e a literatura
Links rápidos:
Telescola 17/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Geometria molecular
Áreas de Conhecimento
- Identificar a geometria de algumas moléculas e reconhecer a sua relação à existência de pares de eletrões ligantes e não ligantes.
- Identificar e construir lugares geométricos e utilizá-los na resolução de problemas.
Temas
- Eletrões ligantes e não ligantes
- Geometria molecular
Links rápidos:
Telescola 17/06 – 9º ano Matemática
“Ganhas tu ou ganho eu!”
Áreas de Conhecimento
- Interpretar o conceito de probabilidade de um acontecimento como a frequência relativa da ocorrência desse acontecimento ou recorrendo à regra de Laplace.
- Calcular a probabilidade de um acontecimento associado a uma experiência aleatória e interpretá-la como exprimindo o grau de possibilidade da sua ocorrência.
Temas
- Experiências e conjunto de resultados
- Acontecimentos
- Probabilidade de um acontecimento
- Lei dos Grandes Números
- Lei de Laplace
Links rápidos:
Telescola 17/06 – 9º ano Geografia e Cidadania
Os problemas ambientais: alterações na atmosfera
Áreas de Conhecimento
- Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar-Água (chuvas ácidas, efeito de estufa e rarefação da camada do ozono).
- Compreender a importância da adoção de atitudes, comportamentos, práticas e técnicas conducentes à redução das emissões de gases com efeito de estufa
Temas
Ambiente e Sociedade
- Alterações ao ambiente natural
- Alterações climáticas (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)