Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 15 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 15/06 – 7º e 8º ano Português
Sonho-Do sonho às estrelas
- Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
- Leitura Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Educação literária Interpretar os textos em função do género literário (texto poético). Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (imagens, animações).
Sonho Do sonho às estrelas
- “O Sonho”, Sebastião da Gama
- “Na Terra dos Sonhos”, Jorge Palma (canção)
- “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo”, Olavo Bilac
- “Noite estrelada sobre o Ródano” e “Noite Estrelada” Van Gogh (pintura)
- “Vincent”, Don Mclean (música)
Links rápidos:
Telescola 15/06 – 7º e 8º ano História e Cidadania
Portugal no contexto europeu: Evolução económica portuguesa (do século XIII ao XIX)
7º ano – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV.
- Relacionar o crescimento de Lisboa com o dinamismo comercial marítimo e urbano da Europa nos séculos XIII e XIV.
8º ano – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII e XVIII O Antigo Regime no século XVIII O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX O caso Português.
- Referenciar elementos de mudanças políticas, sociais e económicas no projeto pombalino.
- Analisar a política económica regeneradora, nomeadamente o investimento efetuado nas infraestruturas de transporte, que moldaram o desenvolvimento da agricultura e a industrialização.
- 7.º ano – Lisboa: crescimento económico e urbano nos séculos XII – XIII e alargamento das rotas comerciais.
- 8.º ano – O projeto pombalino – A regeneração No âmbito da Cidadania, o subdomínio Desenvolvimento Sustentável: de que forma o desenvolvimento económico pode ser compatível com o respeito pelo ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável?
Cidadania: Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/ref_sustentabilidade.pdf
Links rápidos:
Telescola 15/06 – 3º Ciclo Espanhol
¡Respira arte y cultura!
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o turismo e as viagens – Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: turismo cultural; arte e cultura; monumentos/museus espanhóis e hispanoamericanos; artistas espanhóis e hispanoamericanos
- Conteúdos funcionais: expressar opiniões sobre a arte e a cultura
- Conteúdos culturais: curiosidade sobre “La fuente de los doce leones” do Palácio Alhambra, em Granada
Links rápidos:
Telescola 15/06 – 9º ano Português
Viagens ao mundo do teatro
Educação Literária
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Leitura
- Ler em suportes variados textos dos géneros: recensão crítica.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Breve história do teatro
- Características do texto dramático
- Abordagem da apreciação crítica
- Notícia (compreensão oral)
Links rápidos:
Telescola 15/06 – 9º ano Inglês
How much sharing is oversharing?
Área temática/Situacional – Meios de Comunicação
Competência comunicativa:
- Compreensão escrita: Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Compreensão oral: Compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção escrita: escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Competência Estratégica:
- Pensar criticamente: seguir um pensamento mais elaborado, esforçando-se por expressar a sua opinião sobre os temas estudados.
Competência Intercultural:
- Conhecer realidades interculturais distintas: conhecer universos culturais diversificados.
- Means of communication
Links rápidos:
Telescola 15/06 – 9º ano História
Três mundos em presença
- Destacar a luta de emancipação dos povos colonizados, nomeadamente o pioneirismo dos povos asiáticos.
- Explicar o desenvolvimento económico e tecnológico dos EUA e a sua hegemonia no mundo capitalista.
- Analisar as transformações sociais e culturais verificadas na sociedade ocidental.
- Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS.
- Analisar a dependência económica dos países em vias de desenvolvimento.
- Identificar/aplicar os conceitos: Guerra Fria; Movimentos de libertação; Descolonização; Neocolonialismo; Terceiro Mundo, Multinacional; Sociedade de consumo; Sociedade de abundância; Segregação racial; Democracia Popular; Maoísmo.
- Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS.
- Analisar a dependência económica dos países em vias de desenvolvimento.
- O mundo do pós-guerra