Telescola 15/05 – 3º Ciclo Escrita

“Ambiente” – Da história à notícia

Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

Escrita

  • Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
  • Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
  • Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
  • Planificar a escrita de textos.
  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
  • Rever os textos escritos.
Temas
  • Retoma do tema da aula de Leitura e Literatura: “Proteção ambiental”.
  • Da história ficcional à atualidade.

Links rápidos: