Telescola 15/05 – 3º Ciclo Escrita
“Ambiente” – Da história à notícia
Áreas de Conhecimento
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
- Linguagens e textos
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
Escrita
- Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
- Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
- Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
- Planificar a escrita de textos.
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
- Rever os textos escritos.
Temas
- Retoma do tema da aula de Leitura e Literatura: “Proteção ambiental”.
- Da história ficcional à atualidade.