Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 13 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 13/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

“História da Terra & Exploração de Recursos Biológicos”

Áreas de Conhecimento
  • Explicitar os princípios do raciocínio geológico e de datação relativa e reconhecer a sua importância para a caracterização das principais etapas da história da Terra (eras geológicas).
  • Distinguir tempo histórico de tempo geológico em documentos diversificados, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História).
  • Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações dos recursos naturais.
  • Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
Temas
  • Etapas da história da Terra.
  • Exploração de recursos naturais.

Links rápidos:

Telescola 13/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Diversidade Cultural

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas.
  • Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural. . Investigar problemas ambientais e sociais, utilizando guiões de trabalho e questões geograficamente relevantes (O quê?, Onde?, Como?, Como se distribui?, Porquê? e Para quê?).
  • Pesquisar exemplos concretos de solidariedade territorial e sentido de pertença face ao ordenamento do território.
  • Reconhecer a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na afirmação crescente da língua portuguesa no Mundo (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação).
Temas
  • População e Povoamento: Diversidade Cultural
  • Portugal, a Europa e o Mundo: Portugal e os portugueses na Europa e no Mundo (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação)

Links rápidos:

Telescola 13/05 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – les repas

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Compreensão oral

  • Identificar palavras-chave e frases simples e inferir o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos*, relacionados com situações do quotidiano e experiências pessoais e articulados de forma clara e pausada.

* Anúncios públicos, mensagens telefónicas, publicidade, canções, videoclipes, publicações digitais…

Temas
  • A vida quotidiana – as refeições, os pratos, os talheres e o verbo mettre no presente do indicativo

Links rápidos:

Telescola 13/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Grupos 17 e 18 da Tabela Periódica

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar a distribuição eletrónica entre os elementos do grupo 17 e do grupo 18.
  • Propriedades dos elementos e das substâncias elementares na Tabela Periódica.
  • Distinguir, através de algumas propriedades físicas (condutividade elétrica, condutibilidade térmica, pontos de fusão e pontos de ebulição) e químicas (reações dos não metais com o oxigénio e reações dos óxidos com a água).
  • Referir a importância do F na fixação do Ca nos dentes e nos ossos; e, o uso de Cl nas lixívias para eliminar bactérias e gérmenes.
Temas
  • Propriedades dos materiais e Tabela Periódica (TP)

Links rápidos:

Telescola 13/05 – 9º ano Matemática

“Medir ao longe”

Áreas de Conhecimento

Utilizar razões trigonométricas e as suas relações, na resolução de
problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.

Resolver problemas usando ideias geométricas em contextos
matemáticos e não matemáticos concebendo e aplicando estratégias
de resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a
plausibilidade dos resultados.

Temas
  • Resolução de problemas usando trigonometria

Links rápidos:

Telescola 13/05 – 9º ano Geografia e Cidadania

A Ajuda ao Desenvolvimento

Áreas de Conhecimento
  • Discutir sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento, tendo em consideração as responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores.
  • Relatar medidas que promovam a cooperação entre povos e culturas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Refletir criticamente sobre conceções, práticas e principais atores da cooperação internacional.
  • Identificar problemas mundiais a que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – ONU pretendem dar resposta.
Temas
  • Contrastes de Desenvolvimento: Interdependência entre espaços com diferentes níveis de Desenvolvimento
  • Países Desenvolvidos versus Países em Desenvolvimento
  • Cidadania Global (Referencial Educação para o Desenvolvimento)
  • Paz, direitos humanos, democracia e desenvolvimento. (Referencial Educação para o Desenvolvimento)

Links rápidos: