Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 13 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 13/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais
“História da Terra & Exploração de Recursos Biológicos”
Áreas de Conhecimento
- Explicitar os princípios do raciocínio geológico e de datação relativa e reconhecer a sua importância para a caracterização das principais etapas da história da Terra (eras geológicas).
- Distinguir tempo histórico de tempo geológico em documentos diversificados, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História).
- Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações dos recursos naturais.
- Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
Temas
- Etapas da história da Terra.
- Exploração de recursos naturais.
Links rápidos:
Telescola 13/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania
Diversidade Cultural
Áreas de Conhecimento
- Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas.
- Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural. . Investigar problemas ambientais e sociais, utilizando guiões de trabalho e questões geograficamente relevantes (O quê?, Onde?, Como?, Como se distribui?, Porquê? e Para quê?).
- Pesquisar exemplos concretos de solidariedade territorial e sentido de pertença face ao ordenamento do território.
- Reconhecer a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na afirmação crescente da língua portuguesa no Mundo (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação).
Temas
- População e Povoamento: Diversidade Cultural
- Portugal, a Europa e o Mundo: Portugal e os portugueses na Europa e no Mundo (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação)
Links rápidos:
Telescola 13/05 – 3º Ciclo Francês
La vie quotidienne – les repas
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Compreensão oral
- Identificar palavras-chave e frases simples e inferir o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos*, relacionados com situações do quotidiano e experiências pessoais e articulados de forma clara e pausada.
* Anúncios públicos, mensagens telefónicas, publicidade, canções, videoclipes, publicações digitais…
Temas
- A vida quotidiana – as refeições, os pratos, os talheres e o verbo mettre no presente do indicativo
Links rápidos:
Telescola 13/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Grupos 17 e 18 da Tabela Periódica
Áreas de Conhecimento
- Relacionar a distribuição eletrónica entre os elementos do grupo 17 e do grupo 18.
- Propriedades dos elementos e das substâncias elementares na Tabela Periódica.
- Distinguir, através de algumas propriedades físicas (condutividade elétrica, condutibilidade térmica, pontos de fusão e pontos de ebulição) e químicas (reações dos não metais com o oxigénio e reações dos óxidos com a água).
- Referir a importância do F na fixação do Ca nos dentes e nos ossos; e, o uso de Cl nas lixívias para eliminar bactérias e gérmenes.
Temas
- Propriedades dos materiais e Tabela Periódica (TP)
Links rápidos:
Telescola 13/05 – 9º ano Matemática
“Medir ao longe”
Áreas de Conhecimento
Utilizar razões trigonométricas e as suas relações, na resolução de
problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
Resolver problemas usando ideias geométricas em contextos
matemáticos e não matemáticos concebendo e aplicando estratégias
de resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a
plausibilidade dos resultados.
Temas
- Resolução de problemas usando trigonometria
Links rápidos:
Telescola 13/05 – 9º ano Geografia e Cidadania
A Ajuda ao Desenvolvimento
Áreas de Conhecimento
- Discutir sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento, tendo em consideração as responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores.
- Relatar medidas que promovam a cooperação entre povos e culturas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Refletir criticamente sobre conceções, práticas e principais atores da cooperação internacional.
- Identificar problemas mundiais a que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – ONU pretendem dar resposta.
Temas
- Contrastes de Desenvolvimento: Interdependência entre espaços com diferentes níveis de Desenvolvimento
- Países Desenvolvidos versus Países em Desenvolvimento
- Cidadania Global (Referencial Educação para o Desenvolvimento)
- Paz, direitos humanos, democracia e desenvolvimento. (Referencial Educação para o Desenvolvimento)