Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 11 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 11/05 – 7º e 8º ano Português
Ambiente – Nós construímos o futuro da Terra
Oralidade
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
Leitura
- Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. · Educação Literária Interpretar os textos em função do género literário (narrativo, argumentativo). ·
Gramática
- Campo lexical. Pronome Pessoal em adjacência verbal.
Ambiente – Nós construímos o futuro da Terra
- Comunicado de Guterres no Dia Mundial da Terra
- “Se tu fores ver o mar”, Fausto, excerto da canção – Excerto de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda – Notícia
- “Águas cristalinas em Veneza”
- Campo lexical – Pronome pessoal em adjacência verbal
Links rápidos:
Telescola 11/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania
A Ciência e a Técnica
7.º ano Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV Relacionar inovações técnicas e desenvolvimento demográfico com o dinamismo económico do período histórico estudado
8.º ano A cultura em Portugal no contexto europeu Concluir que os avanços verificados na ciência e na técnica se relacionaram com o desenvolvimento do método científico A revolução agrícola e o arranque da revolução Industrial Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas Transformações económicas, sociais e culturais Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção Em articulação com a temática da Cidadania e em concreto com o domínio dos Direitos Humanos (ENEC – Carta dos Direitos Humanos e da Criança), dá se enforque ao trabalho infantil e às leis do trabalho quanto à equidade no cumprimento das leis, considerando a questão da igualdade de direitos, ontem e hoje.
- Inovações técnicas na agricultura e nos transportes nos séculos XII e XIII
- Inovações técnicas e científicas nos séculos XVII a XIX.
Links rápidos:
Telescola 11/05 – 3º Ciclo Espanhol
¡Consume bien, vive mejor!
Competência Comunicativa:
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao vocabulário das compras e ao consumo responsável.
- ¡Consume bien, vive mejor!
Links rápidos:
Telescola 11/05 – 9º ano Português
Viagens ao mundo das histórias de amor
Educação Literária
- Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Exploração do episódio de Inês de Castro de Os Lusíadas
- Intertextualidade com excertos do poema de Bocage “Cantata à morte de Inês” e com a canção “Avião de Papel” de Carolina Deslandes e Rui Veloso
Links rápidos:
Telescola 11/05 – 9º ano Inglês
Healthy Food
Área temática/situacional: Hábitos e estilos de vida.
Competência comunicativa
Compreensão escrita: Ler e compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.
Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
Produção oral: produzir enunciados orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados.
Temas
- Healthy Food
- Idioms
Links rápidos:
Telescola 11/05 – 9º ano História
Da 2.ª Guerra Mundial à queda do muro de Berlim
DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO
Da II Guerra à queda do muro de Berlim
Relacionar a afirmação dos EUA, enquanto potência hegemónica, com o auxílio económico prestado à Europa no após II Guerra e com o receio do avanço da influência comunista;
Compreender a Guerra Fria como resultado das tendências hegemónicas dos EUA e da URSS, dando origem à formação de blocos militares e a confrontos.
Temas
- As estratégias de construção do bloco de influência americana, exemplificando, nomeadamente com o Plano Marshall
- O novo mundo bipolar do pós-guerra