Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 7 de Maio de 2020.

Telescola 07/05 – 7º e 8º ano Físico-Química

Os materiais e absorção do som

Áreas de Conhecimento

Aprendizagens

  • Compreender o conceito de massa volúmica e efetuar cálculos com base na sua definição.
  • Determinar massas volúmicas de materiais sólidos e líquidos usando técnicas básicas.
  • Relacionar a reflexão e a absorção do som com o eco e a reverberação, interpretando o uso de certos materiais nas salas de espetáculo, a ecolocalização nos animais, o funcionamento do sonar e das ecografias.

Áreas de competência do Perfil do Aluno

  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico e pensamento criativo
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Saber científico, técnico e tecnológico
Temas
  • Propriedades Físicas e Químicas dos materiais
  • Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos

Links rápidos:

Telescola 07/05 – 7º e 8º ano Educação Física

Voleibol

Áreas de Conhecimento

Atividades Físicas: Voleibol

Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.

Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.

Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo.
Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.

Temas
  • Atividades Físicas: Voleibol.
    • Objetivo do jogo, campo de jogo e regras básicas.
    • Deslocamentos e técnicas fundamentais (posição base, passe, manchete).
  • Aptidão Física:
    • Desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia através da realização de um circuito técnico de Voleibol.
  • Conhecimentos:
    • Processos de elevação da aptidão física;
    • Controlo da frequência cardíaca como indicador do esforço e da aptidão física.

Links rápidos:

Telescola 07/05 – 3º Ciclo Espanhol

Vístete con cabeza

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao vocabulario das compras.
Temas
  • Vístete con cabeza

 

Links rápidos:

Telescola 07/05 – 9º ano Inglês

Sleeping and laughing keep you fit, too!

Áreas de Conhecimento

Áreas temáticas/situacionais – Hábitos e estilos de vida

Competência comunicativa

  • Compreensão escrita: ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.

Competência intercultural:

  • identificar e emitir opinião sobre transformações do modo de estar e de viver.

Competência estratégica:

  • desenvolver a literacia em língua inglesa lendo textos diversificados; desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem.
Temas
  • Hábitos e estilos de vida saudável

Links rápidos:

Telescola 07/05 – 9º ano Matemática e Físico-Química

Grupos 1 e 2 da Tabela Periódica

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar a distribuição eletrónica entre os elementos do grupo 1 e do grupo 2.
  • Reforçar os conceitos de valência e de cerne do átomo.
  • Propriedades dos elementos e das substâncias elementares na Tabela Periódica.
  • Distinguir, através de algumas propriedades físicas (condutividade elétrica, condutibilidade térmica, pontos de fusão e pontos de ebulição) e químicas (reações dos metais com o oxigénio e reações dos óxidos formados com a água).
  • Resolver problemas com números reais em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias de resolução.
Temas
  • Propriedades dos materiais e Tabela Periódica: Características e propriedades dos elementos dos metais alcalinos e alcalinoterrosos

Links rápidos:

Telescola 07/05 – 9º ano Português

Viagens ao mundo da narrativa

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: narrativa de autor português.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.

Gramática

  • Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

  • Texto narrativo (“A aia” de Eça de Queirós)
  • Algumas funções sintáticas (sujeito, vocativo e predicado)

Links rápidos:

Tem Facebook? Adira ao grupo Telescola Portugal e
fique sempre a par de todos os contéudos, partilha de fichas, entre outros.