Telescola 05/06 – 3º Ciclo Leitura e Literatura
Diversidade e Identidade – visita de estudo (virtual e guiada) – 1.ª Fase /Norte e Centro do país; Literatura e História – a grande memória (Parceria: Direção-Geral do Património Cultural)
Áreas de Conhecimento
Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
- Linguagens e textos
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)
- Oralidade
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
- Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias–chave.
Leitura
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
- Explicitar o sentido global de um texto.
- Fazer inferências devidamente justificadas.
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Educação Literária
- Interpretar os textos em função do género literário.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).
Temas
Monumentos e sítios, uma viagem pela História sob a bússola da literatura
- A defesa e consolidação do território
- A construção de uma identidade
- A diversidade da cultura, do património e da língua portuguesas