Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 5 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 05/05 – 7º e 8º ano Inglês

Free time – indoor activities

Áreas de Conhecimento

Competência intercultural:

  • Reconhecer realidades interculturais distintas (falar sobre atividades de lazer do seu meio cultural por oposição a outras culturas, incluindo a anglo-saxónica);

Competência comunicativa:

  • compreensão oral (seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre o tema em apreço; seguir instruções detalhadas dadas pelo professor);
  • compreensão escrita (compreender textos informativos de websites sobre o tema abordado no domínio intercultural);
  • produção escrita (produzir textos de 50 a 90 palavras, com vocabulário de uso do quotidiano).
Temas
  • Situações quotidianas:
  • Free time/ indoor activities

Links rápidos:

Telescola 05/05 – 7º e 8º ano Matemática

À volta com os números 1

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer números inteiros
  • Comparar números inteiros
  • Adicionar e subtrair números inteiros
  • Resolver problemas com números inteiros em contextos matemáticos e não matemáticos
Temas

Números e Operações:

  • Números inteiros Adição e subtração de números inteiros Resolução de problemas

Links rápidos:

Telescola 05/05 – 3º Ciclo Alemão

Die Zeit

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Compreensão oral – Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor;

  • Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê e, progressivamente, compreender a sequência do discurso e informações específicas.

Competência intercultural

  • reconhecer realidades interculturais distintas
  • relacionar a sua cultura de origem com outras culturas
Temas
  • Über den Tagesablauf sprechen

Links rápidos:

Telescola 05/05 – 9º ano Matemática

A “Revolução” dos sólidos

Áreas de Conhecimento
  • Determinar o comprimento de arcos de circunferência e áreas de setores circulares.
  • Reconhecer o significado de fórmulas para o cálculo de áreas da superfície e usá-las na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
  • Resolver problemas usando ideias geométricas em contextos matemáticos e não matemáticos concebendo e aplicando estratégias de resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
  • Comprimento de arcos de circunferência
  • Área de setor circular
  • Áreas de superfície de sólidos de revolução

Recursos utilizados na aula:

https://www.geogebra.org/classic/vytmae9u

Links rápidos:

Telescola 05/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Homeostasia e Sistema Nervoso

Áreas de Conhecimento
  • Diferenciar o sistema nervoso simpático do sistema nervoso parassimpático.
  • Identificar o papel do sistema nervoso na regulação homeostática-termorregulação.
  • Contributo do cidadão na efetivação de medidas que promovam o bom funcionamento do sistema nervoso.
Temas
  • Sistema Nervoso Autónomo
  • Termorregulação

Links rápidos:

Telescola 05/05 – 9º ano Educação Física

Correr ou não, eis a questão.

Áreas de Conhecimento
  • Atividades físicas: Atletismo
  • Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
  • Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.
    • Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo.
    • Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
  • Atividades Físicas
    • Atletismo – Técnica de corrida
  • Aptidão Física
    • Realização de exercícios para elevação e/ou manutenção da resistência muscular e aptidão aeróbia

Conhecimentos

  • Estilo de vida saudável
  • Processos de elevação da aptidão física
  • Escala de perceção subjetiva de esforço de Borg
  • Frequência cardíaca e intensidade de esforço
  • Regras de higiene e segurança
  • Hidratação
Links rápidos: