Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 4 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 04/06 – 7º e 8º ano Físico-Química
Energia
Aprendizagens · Identificar, em situações concretas, sistemas que são fontes ou recetores de energia, indicando o sentido de transferência da energia e concluindo que a energia se mantém na globalidade. · Distinguir temperatura de calor, relacionando-os através de exemplos. · Reconhecer que a luz transporta energia e é uma onda (eletromagnética) que não necessita de um meio material para se propagar, concluindo, experimentalmente, que se propaga em linha reta. Áreas de competência do Perfil do Aluno · Linguagens e textos · Informação e comunicação · Raciocínio e resolução de problemas · Pensamento crítico e pensamento criativo
· Desenvolvimento pessoal e autonomia · Saber científico, técnico e tecnológico
- Fontes e transferências de energia Ondas de luz e sua propagação
Links rápidos:
Telescola 04/06 – 7º e 8º ano Educação Física
Dança
Atividades Físicas: Atividades Rítmicas Expressivas – Danças Sociais. Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Conhece e interpreta os princípios fundamentais do treino das capacidades motoras. Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Danças Sociais:
- Rumba Quadrada. Aptidão Física:
- Desenvolvimento da aptidão aeróbia através da execução de uma coreografia de passos de aeróbica. Conhecimentos:
- Processos de elevação da aptidão física;
- Princípios fundamentais do treino: Princípio da Continuidade.
Links rápidos:
Telescola 04/06 – 3º Ciclo Espanhol
¡Vive verde!
Competência Comunicativa:
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem a vocabulário relacionado com o meio ambiente
- ¡Vive verde!
Links rápidos:
Telescola 04/06 – 9º ano Inglês
Communication Going Global
Área temática/situacional – Meios de Comunicação
Competência comunicativa:
- Compreensão escrita: Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; Compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Compreensão oral: Compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção escrita: escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Competência Estratégica:
- Pensar criticamente: seguir um pensamento mais elaborado, esforçando-se por expressar a sua opinião sobre os temas estudados.
Competência Intercultural:
- Reconhecer realidades interculturais distintas: Conhecer universos culturais diversificados.
Temas
- Languages and Communication
Links rápidos:
Telescola 04/06 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Caracterizar a ligação covalente
- Compreender e classificar os diferentes tipos de ligação covalente (dupla e tripla, polar a apolar, homonuclear e heteronuclear).
- Rever o estabelecimento de proporções.
- Rever a determinação de percentagens.
- Ligação covalente
- Caracterização das ligações covalentes
Links rápidos:
Telescola 04/06 – 9º ano Português
Os Infortúnios das Viagens
Educação Literária
- Ler textos literários, portugueses e estrangeiros, de diferentes épocas e de géneros diversos.
- Reconhecer e caracterizar textos de diferentes géneros: crónica.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
- Identificar e reconhecer o valor de diversos recursos expressivos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Gramática
- Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Crónica: “A consequência dos semáforos”, de António Lobo Antunes
- Funções sintáticas: predicativo do sujeito e predicativo do complemento direto
- Poema: “Urgentemente”, de Eugénio de Andrade (pela voz de Diogo Infante)