Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 3 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 03/06 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

Gestão de Resíduos & Uso sustentável dos Recursos Hídricos

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar o ambiente geológico com a saúde e a ocorrência de doenças nas pessoas, nos animais e nas plantas que vivem nesse ambiente, partindo de questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.
  • Explicitar a importância do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
  • Explicar a importância da recolha, do tratamento e da gestão sustentável de resíduos e propor medidas de redução de riscos e de minimização de danos na contaminação da água procedente da ação humana. • Relacionar a gestão de resíduos e da água com a promoção de um desenvolvimento sustentável.
  • Analisar criticamente os impactes, sociais e éticos de casos de desenvolvimento científico e tecnológico no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas.
Temas
  • Relação geologia/problemas de saúde locais, regionais e globais.
  • Gestão sustentável dos resíduos e medidas de redução de riscos e minimização de danos na contaminação da água.

Links rápidos:

Telescola 03/06 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Atividades económicas – setor secundário

Áreas de Conhecimento
  • Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (indústria). .Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. .Identificar exemplos de impactes da ação humana no território. .Conhecer as diferentes fontes de energia e vantagens/desvantagens da sua utilização.
  • Incorporar práticas de consumo responsável.
  • Compreender o conceito de economia verde.
Temas
  • Atividades económicas – setor secundário.
  • Meio natural.
  • Energia: recursos energéticos (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. .Produção e Consumo Sustentáveis: resíduos e economia verde (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade).

Links rápidos:

Telescola 03/06 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – la santé et le bien-être

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Produção oral

Exprimir-se sobre situações do quotidiano e experiências pessoais de forma simples, em monólogos curtos preparados previamente, usando um repertório limitado de expressões e frases com estruturas gramaticais elementares e pronunciando de forma suficientemente clara para:

  • descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
  • exprimir gostos e preferências.
Temas
  • A vida quotidiana – a saúde, o bem-estar e a importância da atividade física

Links rápidos:

Telescola 03/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

No mundo dos genes

Áreas de Conhecimento
  • Distinguir  o conceito de hereditariedade do conceito de genética.
  • Identificar as estruturas celulares onde se localiza o material genético.
  • Analisar o cariótipo humano.
  • Descrever as principais etapas da evolução da genética, com referência aos contributos de Gregor Mendel e de Thomas Morgan.
Temas
  • Localização do material genético
  • Cariótipo humano
  • Transmissão das características hereditárias

Links rápidos:

Telescola 03/06 – 9º ano Matemática

“A curva dos quadrados”

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer uma função quadrática através da expressão y=ax2 , com a≠0, e reconhecê-la graficamente.
  • Relacionar as diversas representações algébricas e gráficas das funções dadas.
  • Resolver problemas diversos utilizando funções quadráticas em diversos contextos, aplicando diferentes estratégias de resolução e avaliando os resultados.
Temas

Função quadrática

  • Expressão algébrica
  • Representação gráfica

Links rápidos:

Telescola 03/06 – 9º ano Geografia e Cidadania

Degradação do sistema Terra-Ar-Água

Áreas de Conhecimento
  • Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar-Água (desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação do solo, desertificação, poluição atmosférica, smog).
  • Conhecer os principais problemas e desafios ambientais, sociais e económicos associados à água (desperdício, contaminação, escassez, conflitos, seca).
  • Compreender a necessidade de adoção de comportamentos e práticas adequados à gestão responsável dos recursos hídricos.
Temas

Ambiente e Sociedade

  • Alterações ao ambiente natural
  • Água (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)

Links rápidos: