Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 2 de Junho de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 02/06 – 7º e 8º ano Inglês

Home, sweet home

Áreas de Conhecimento

Competência intercultural:

  • Reconhecer realidades interculturais distintas (comparar tipos de habitação.)

Competência comunicativa:

  • Compreensão oral: seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê, os intervenientes e a sequência do discurso assim como informações específicas; seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor.

Interação oral:

  • entender e trocar ideias em situações quotidianas previsíveis; iniciar, manter ou terminar uma conversa breve; responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor; trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente.

Compreensão escrita:

  • compreender textos narrativos sobre temas abordados no domínio intercultural; identificar informação essencial em textos adaptados de jornais e revistas. Interação escrita: Interagir de forma simples, completando textos curtos (um anúncio para um jornal).

Competência estratégica:

  • ouvir atentamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões, associando aprendizagens novas a anteriores.
Temas
  • Tipos de habitação: Home, sweet home

Links rápidos:

Telescola 02/06 – 7º e 8º ano Matemática

Funções 1

Áreas de Conhecimento
  • Álgebra Reconhecer uma função em diversas representações, e interpretá-la como relação entre variáveis e como correspondência unívoca entre dois conjuntos, e usar funções para representar e analisar situações, em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
  • Análise e representação de funções. Resolução de problemas.

Links rápidos:

Telescola 02/06 – 3º Ciclo Alemão

Meine Familie und mein Zuhaus

Áreas de Conhecimento

Aprendizagens Essenciais:

Competência comunicativa

  • Compreensão oral
  • Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor
  • Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê e, progressivamente, compreender a sequência do discurso e informações específicas

Competência intercultural

  • Reconhecer realidades interculturais distintas
  • Relacionar a sua cultura de origem com outras cultura
Temas
  • Meine Familie und mein Zuhaus

Links rápidos:

Telescola 02/06 – 9º ano Matemática

“Tudo ao contrário”

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer grandezas inversamente proporcionais e indicar e interpretar a respetiva constante de proporcionalidade inversa.
  • Representar uma função de proporcionalidade inversa através da expressão y=k/x, com k≠0, e reconhecê-la graficamente.
  • Resolver problemas diversos utilizando funções de proporcionalidade inversa em diversos contextos, aplicando diferentes estratégias de resolução e avaliando os resultados.
Temas

Função de proporcionalidade inversa

  • Expressão algébrica
  • Representação gráfica

Links rápidos:

Telescola 02/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Saúde reprodutiva

Áreas de Conhecimento
  • Analisar criticamente as vantagens e as desvantagens dos diferentes métodos contracetivos.
  • Discutir o papel da ciência e da tecnologia na identificação de infeções sexualmente transmissíveis e o contributo do cidadão na implementação de medidas que contribuam para o bom funcionamento do sistema reprodutor.
  • Descrever contributos da ciência e da tecnologia para a minimização de problemas do sistema reprodutor (situações de Reprodução Medicamente Assistida: RMA).
Temas
  • Métodos contracetivos
  • Infeções sexualmente transmissíveis
  • Saúde do sistema reprodutor

Links rápidos:

Telescola 02/06 – 9º ano Educação Física

3 Toques

Áreas de Conhecimento
  • Atividades Físicas: Jogos Desportivos Coletivos (JDC) – Voleibol.
  • Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
  • Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a higiene, afetividade e a qualidade do meio ambiente.
  • Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo.
  • Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
  • Atividades Físicas: Voleibol.
  • Regras básicas; Deslocamentos e ações técnico-táticas individuais fundamentais.
  • Aptidão Física: Realização de exercícios para elevação e/ou manutenção da resistência muscular e aptidão aeróbia.
  • Conhecimentos:  Processos de elevação da aptidão física; Controlo da frequência cardíaca como indicador do esforço e da aptidão física; Repouso/Sono

Links rápidos: