Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 2 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 02/06 – 7º e 8º ano Inglês
Home, sweet home
Áreas de Conhecimento
Competência intercultural:
- Reconhecer realidades interculturais distintas (comparar tipos de habitação.)
Competência comunicativa:
- Compreensão oral: seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê, os intervenientes e a sequência do discurso assim como informações específicas; seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor.
Interação oral:
- entender e trocar ideias em situações quotidianas previsíveis; iniciar, manter ou terminar uma conversa breve; responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor; trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente.
Compreensão escrita:
- compreender textos narrativos sobre temas abordados no domínio intercultural; identificar informação essencial em textos adaptados de jornais e revistas. Interação escrita: Interagir de forma simples, completando textos curtos (um anúncio para um jornal).
Competência estratégica:
- ouvir atentamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões, associando aprendizagens novas a anteriores.
Temas
- Tipos de habitação: Home, sweet home
Links rápidos:
Telescola 02/06 – 7º e 8º ano Matemática
Funções 1
Áreas de Conhecimento
- Álgebra Reconhecer uma função em diversas representações, e interpretá-la como relação entre variáveis e como correspondência unívoca entre dois conjuntos, e usar funções para representar e analisar situações, em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
- Análise e representação de funções. Resolução de problemas.
Links rápidos:
Telescola 02/06 – 3º Ciclo Alemão
Meine Familie und mein Zuhaus
Áreas de Conhecimento
Aprendizagens Essenciais:
Competência comunicativa
- Compreensão oral
- Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor
- Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê e, progressivamente, compreender a sequência do discurso e informações específicas
Competência intercultural
- Reconhecer realidades interculturais distintas
- Relacionar a sua cultura de origem com outras cultura
Temas
- Meine Familie und mein Zuhaus
Links rápidos:
Telescola 02/06 – 9º ano Matemática
“Tudo ao contrário”
Áreas de Conhecimento
- Reconhecer grandezas inversamente proporcionais e indicar e interpretar a respetiva constante de proporcionalidade inversa.
- Representar uma função de proporcionalidade inversa através da expressão y=k/x, com k≠0, e reconhecê-la graficamente.
- Resolver problemas diversos utilizando funções de proporcionalidade inversa em diversos contextos, aplicando diferentes estratégias de resolução e avaliando os resultados.
Temas
Função de proporcionalidade inversa
- Expressão algébrica
- Representação gráfica
Links rápidos:
Telescola 02/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Saúde reprodutiva
Áreas de Conhecimento
- Analisar criticamente as vantagens e as desvantagens dos diferentes métodos contracetivos.
- Discutir o papel da ciência e da tecnologia na identificação de infeções sexualmente transmissíveis e o contributo do cidadão na implementação de medidas que contribuam para o bom funcionamento do sistema reprodutor.
- Descrever contributos da ciência e da tecnologia para a minimização de problemas do sistema reprodutor (situações de Reprodução Medicamente Assistida: RMA).
Temas
- Métodos contracetivos
- Infeções sexualmente transmissíveis
- Saúde do sistema reprodutor
Links rápidos:
Telescola 02/06 – 9º ano Educação Física
3 Toques
Áreas de Conhecimento
- Atividades Físicas: Jogos Desportivos Coletivos (JDC) – Voleibol.
- Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
- Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a higiene, afetividade e a qualidade do meio ambiente.
- Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo.
- Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
- Atividades Físicas: Voleibol.
- Regras básicas; Deslocamentos e ações técnico-táticas individuais fundamentais.
- Aptidão Física: Realização de exercícios para elevação e/ou manutenção da resistência muscular e aptidão aeróbia.
- Conhecimentos: Processos de elevação da aptidão física; Controlo da frequência cardíaca como indicador do esforço e da aptidão física; Repouso/Sono