Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 22 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 22/06 – 7º e 8º ano Português
A esperança é a primeira a nascer-A esperança alimenta o sonho
- Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
- Leitura Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Educação literária Interpretar os textos em função do género literário (texto narrativo e texto poético). Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (imagens, animações).
Sonho Das estrelas ao sonho
- “Voar” (canção), Tim e Rui Veloso
- “O quarto anjo”, José Eduardo Agualusa
- “Soar” (curta-metragem animada)
- “Uma biografia de Eugénio de Andrade” (vídeo)
- “Tu és a esperança, a madrugada.”, Eugénio de Andrade
Links rápidos:
Telescola 22/06 – 7º e 8º ano História e Cidadania
Povos, Migrações e interculturalidade Direitos Humanos: que história para contar?
7º ano
- A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA A Península Ibérica nos séculos IX a XII – Reconhecer na Península Ibérica a existência de diferentes formas de relacionamento entre cristãos, muçulmanos e judeus.
8º ano
- EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI A abertura ao mundo – Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais; CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX – Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes; – Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período.
7. º ano
- Muçulmanos, judeus e Cristãos na Península Ibérica – o contacto e intercâmbio.
8.º ano
A Expansão marítima: Colonização, Encontro de Culturas, Aculturação, Globalização, Diversidade cultural e étnica/rácica. A diversidade económica, social e religiosa. A construção de uma sociedade diversificada que gradualmente, reflete a mundialização da economia e do acesso a outros territórios.
- Iluminismo: as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes: a consagração dos direitos humanos na Declaração D.H e na Constituição: a igualdade perante a lei, o direito à propriedade, a liberdade religiosa, o laicismo, entre outros – na perspetiva da inclusão e da construção de um sistema de cariz democrático, de base liberal.
- A emigração portuguesa no século XIX No âmbito da Cidadania, o subdomínio Direitos Humanos, com enfoque no problema dos refugiados, conferindo um carater de harmonia entre os povos e de rejeição ao ódio.
Links rápidos:
Telescola 22/06 – 3º Ciclo Espanhol
Turisteando…
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o turismo e as viagens em países hispanoamericanos
- Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: viagens; férias; países hispanoamericanos.
- Conteúdos funcionais: contar factos no passado
- Conteúdos gramaticais: pretérito indefinido
- Conteúdos culturais: curiosidade – referência a animais que fazem parte das culturas pré-hispânicas (jaguar, quetzal e lama)
Links rápidos:
Telescola 22/06 – 9º ano Português
Viagens com Gil Vicente
Educação Literária
- Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: um auto de Gil Vicente.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Gramática
- Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes; divisão e classificação de orações.
- Bravura ou valentia vs. temeridade
- Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente: estrutura e características da obra; os tipos sociais na peça vicentina
- Orações subordinadas
Links rápidos:
Telescola 22/06 – 9º ano Inglês
Travelling into the Future
Área temática/Situacional – Planos para o futuro
Competência comunicativa:
- Compreensão escrita: Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Compreensão oral: Compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção escrita: escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Competência Estratégica:
- Pensar criticamente: seguir um pensamento mais elaborado, esforçando-se por expressar a sua opinião sobre os temas estudados.
- Planning the Future
Links rápidos:
Telescola 22/06 – 9º ano História
DO SEGUNDO PÓS-GUERRA À GLOBALIZAÇÃO
- Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS;
- Indicar as principais potências emergentes, (ex.: o caso chinês);
- Caracterizar as relações de cooperação com os espaços lusófonos;
- Analisar as dimensões da globalização (ex.: tecnologias de informação, comunicação e transportes, migrações);
- Identificar/aplicar os conceitos: Qualidade de vida; Multiculturalismo/Interculturalismo, Cidadania.
- A prosperidade do mundo capitalista
- O Keynesianismo
- Os choques petrolíferos
- A crise do modelo Keynesiano
- Do neoliberalismo à globalização
- A nova ordem mundial
- O início do combate ao terrorismo
- Países emergentes: o caso da China
- A globalização económica