Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 16 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 16/06 – 7º e 8º ano Inglês
Around the world
Áreas de Conhecimento
- Sugestão de tópicos a serem trabalhados: reconhecer a diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido e identificar a constituição do Reino Unido; identificar alguns estados e cidades importantes nos Estados Unidos da América e alguns países da União Europeia;
- Reconhecer realidades interculturais distintas: conhecer alguns aspetos culturais de vários países de expressão inglesa; reconhecer a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos.
Competência comunicativa:
- Compreensão oral: seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê, os intervenientes e a sequência do discurso assim como informações específicas; seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor.
- Interação oral: entender e trocar ideias em situações quotidianas previsíveis; iniciar, manter ou terminar uma conversa breve; responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor; interagir, com correção, para obter bens e serviços.
- Interação escrita: Interagir de forma simples, completando formulários, mensagens e textos curtos.
Temas
- Planos para o futuro: Around the world
Links rápidos:
Telescola 16/06 – 7º e 8º ano Matemática
Organização e Tratamento de Dados 2
Áreas de Conhecimento
- Organização e Tratamento de Dados Recolher, organizar e representar dados recorrendo a diferentes representações, incluindo o diagrama de extremos e quartis, e interpretar a informação representada.
- Analisar e interpretar informação contida num conjunto de dados recorrendo às medidas estatísticas mais adequadas (mediana, média, moda) e reconhecer o seu significado no contexto de uma dada situação. Planear e realizar estudos estatísticos que incluam a comparação de dois ou mais conjuntos de dados, identificando as suas semelhanças e diferenças.
- Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística para os interpretar e tomar decisões.
Temas
- Medidas estatísticas: mediana e quartis Diagrama de extremos e quartis
Links rápidos:
Telescola 16/06 – 3º Ciclo Alemão
Bald sind Ferien
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Compreensão oral
- Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor
- Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê e, progressivamente, compreender a sequência do discurso e informações específicas
Competência intercultural
- reconhecer realidades interculturais distintas
- relacionar a sua cultura de origem com outras culturas
Temas
- Eine Klassenfahrt planen
- Wo kann man schlafen (Ferienunterkünfte)
- Präteritum (sein /haben)
- Eine e-mail schreiben
Links rápidos:
Telescola 16/06 – 9º ano Matemática
“Do discreto ao contínuo”
Áreas de Conhecimento
- Distinguir variáveis estatísticas: discretas e contínuas.
- Agrupar dados em classes determinadas por intervalos numéricos com a mesma amplitude.
- Construir e interpretar histogramas.
- Resolver problemas envolvendo a representação de dados em tabelas de frequência e histogramas.
Temas
- Variáveis estatísticas
- Organizar e representar dados em histogramas
Links rápidos:
Telescola 16/06 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Anomalias autossómicas
Áreas de Conhecimento
- Calcular a probabilidade de algumas anomalias genéticas autossómicas serem transmitidas aos descendentes.
- Interpretar árvores genealógicas.
Temas
- Anomalias autossómicas
- Árvores genealógicas
Links rápidos:
Telescola 16/06 – 9º ano Educação Física
GPT – Ginástica para Todos
Áreas de Conhecimento
- Atividades Físicas: Ginástica.
- Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
- Conhecimentos: Interpretar a dimensão sociocultural dos desportos e da atividade física na atualidade e ao longo dos tempos, identificando fenómenos associados a limitações e possibilidades de prática dos desportos e das atividades físicas, tais como: o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades. Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
- Atividades Físicas: Ginástica Execução de destrezas elementares da Ginástica no Solo/Aparelhos
- Aptidão Física: Realização de exercícios para manutenção e/ou desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia
- Conhecimentos: Processos de elevação da aptidão física; Controlo da frequência cardíaca como indicador do esforço e da aptidão física; Evolução Social do Desporto; Os tempos livres e a necessidade de uma ocupação VS sedentarismo; O culto do Corpo nos regimes totalitaristas