Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 1 de Junho de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 01/06 – 7º e 8º ano Português
Não sou o único!
- Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
- Leitura Reconhecer a forma como o texto está estruturado (texto de opinião – crónica). Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Educação literária Interpretar os textos em função do género literário (texto poético e texto narrativo). Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música).
- Gramática Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica. Funções sintáticas.
Iguais na diferença – Não sou o único!
- Excerto da crónica “A nossa pátria na Malásia” de José Eduardo Agualusa
- Canção “Não sou o único” pelos Resistência
- Excerto do texto “Ser ou não ser diferente”, Ursula K. Le Guin
- Variação de natureza geográfica da língua portuguesa
- Funções sintáticas
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Telescola 01/06 – 7º e 8º ano História e Cidadania
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
A cultura portuguesa face aos modelos europeus
- Compreender o papel exercido pelas instituições monásticas e pelas cortes régias e senhoriais na produção e disseminação de cultura;
- Caracterizar os estilos românico e gótico, destacando especificidades regionais;
- Identificar/aplicar os conceitos: universidade; cultura popular; românico; gótico.
8.º ano PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII e XVIII A cultura em Portugal no contexto europeu
- Caracterizar a arte e a mentalidade barrocas.
- PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII e XVIII
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Telescola 01/06 – 3º Ciclo Espanhol
¡Tu casa en orden!
Competência Comunicativa:
CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com as tarefas domésticas
- Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições
PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais
Competência Intercultural
- Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes
Competência Estratégica
- Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
- Conteúdos lexicais: tarefas domésticas
- Conteúdos gramaticais: verbos regulares e irregulares no presente do indicativo
- Conteúdos culturais: curiosidade alusiva à campanha “Son de todos #YaNoHayExcusas”, que procura veicular a ideia de que as tarefas domésticas não têm género e de que as devemos repartir do modo mais equitativo possível
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Telescola 01/06 – 9º ano Português
Os Infortúnios das Viagens
Educação Literária
- Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
- Identificar e reconhecer o valor de diversos recursos expressivos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Escrita
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Bravura ou valentia vs. temeridade
Exploração do episódio da Tempestade e chegada à Índia de Os Lusíadas, de Luís de Camões
- Canção “Tempestade”, de Pedro Abrunhosa
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Telescola 01/06 – 9º ano Inglês
Communication in a changing world
Áreas de Conhecimento
Área temática – Meios de Comunicação
Competências comunicativas:
- Compreensão escrita: Compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção oral: fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.
Competência estratégica:
- Preparar e fazer uma apresentação oral à turma e ou a outros elementos da comunidade educativa com os recursos verbais e não verbais necessários, com confiança e criatividade.
Competência Intercultural:
- Conhecer universos culturais diversificados.
- Means of Communication
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Telescola 01/06 – 9º ano História
Da Guerra Colonial à democratização de Portugal
- Analisar a guerra colonial do ponto de vista dos custos humanos e económicos, quer para Portugal quer para os territórios coloniais, relacionando-a com a recusa em descolonizar.
- Contextualizar a mudança de regime que ocorreu em 25 Abril de 1974 com a crescente oposição popular à guerra colonial e à falta de liberdade individual e coletiva.
- Analisar o processo de descolonização.
- Compreender a complexidade do processo de democratização.
Temas
- A política colonial Portuguesa
- A guerra colonial e suas consequências
- A Primavera Marcelista e o Marcelismo
- O 25 de abril e o processo de descolonização
- A Constituição de 1976
- Os primeiros anos de democracia