Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 27 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 27/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

Gestão de Resíduos & Alterações no Ambiente Geológico e na Saúde

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar o ambiente geológico com a saúde e a ocorrência de doenças nas pessoas, nos animais e nas plantas que vivem nesse ambiente, partindo de questões problemáticas locais, regionais ou nacionais.
  • Explicitar a importância do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
  • Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
  • Explicar a importância da recolha, do tratamento e da gestão sustentável de resíduos e propor medidas de redução de riscos e de minimização de danos na contaminação da água procedente da ação humana.
  • Relacionar a gestão de resíduos e da água com a promoção de um desenvolvimento sustentável.
Temas
  • Relação geologia/problemas de saúde locais, regionais e globais.
  • Consequências da ação humana na exploração e transformação de alguns recursos.

Links rápidos:

Telescola 27/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Atividades económicas – setor primário

Áreas de Conhecimento
  • Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (extração mineira, agricultura, pecuária, silvicultura e pesca).
  • Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas (…) enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição.
  • Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos. . Identificar exemplos de impactes da ação humana no território.
  • Demonstrar a ação erosiva do mar. . Compreender a necessidade de adotar processos de produção agrícola ambientalmente sustentáveis.
  • Analisar as principais ameaças à Biodiversidade a diferentes escalas.
  • Compreender a importância dos oceanos para a sustentabilidade do planeta
Temas
  • Atividades económicas: setor primário.
  • Meio natural: clima e relevo.
  • Produção e consumo sustentáveis (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)
  • Biodiversidade (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)

Links rápidos:

Telescola 27/05 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – la santé et le bien-être

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Compreensão escrita

  • Identificar palavras-chave e frases simples e inferir o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos*, relacionados com situações do quotidiano e experiências pessoais, constituídos essencialmente por frases com estruturas elementares e vocabulário familiar.

* Correspondência, folhetos, publicidade, catálogos, receitas, ementas, artigos de jornal, banda desenhada, publicações digitais, entre outros.

Temas
  • A vida quotidiana – a saúde, o bem-estar e o sono

Links rápidos:

Telescola 27/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Ligação química

Áreas de Conhecimento
  • Identificar os vários tipos de ligação química e relacioná-los com certas classes de materiais: substâncias moleculares e covalentes (diamante, grafite e grafeno), compostos iónicos e metais.
  • Compreender a ligação iónica e a formação de iões a partir das distribuições eletrónicas dos metais e dos não metais.
  • Compreender a ligação metálica e associar aos fenómenos de corrente elétrica.
  • Resolver problemas com números reais em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias de resolução
  • Resolver problemas utilizando equações, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
  • Ligação química
  • Ligação iónica
  • Ligação metálica
  • Ligação covalente
  • Formação de iões
  • Formação de cristais
  • Propriedades dos metais
  • Corrente elétrica

Links rápidos:

Telescola 27/05 – 9º ano Matemática

“Produtos constantes”

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer uma função em diversas representações e interpretá-la como relação entre variáveis e como correspondência unívoca entre dois conjuntos.
  • Usar funções para representar e analisar situações, em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
  • Proporcionalidade direta e Proporcionalidade inversa

Links rápidos:

Telescola 27/05 – 9º ano Geografia e Cidadania

Riscos e Catástrofes Naturais

Áreas de Conhecimento
  • Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.
  • Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais.
  • Conhecer as causas e as suscetibilidades.
  • Identificar os principais efeitos.
  • Compreender as medidas de autoproteção.
Temas
  • Ambiente e Sociedade: Riscos e Catástrofes Naturais
  • Riscos Naturais (Referencial de Educação para o Risco)

Links rápidos: