Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 25 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 25/05 – 7º e 8º ano Português
Estar perto na distância Evasão
- Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
- Leitura Ler em suportes variados textos dos géneros: diário. Reconhecer a forma como o texto está estruturado. Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Educação literária Interpretar os textos em função do género literário. Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (pintura).
- Gramática Funções sintáticas (sujeito, predicado, complementos direto e indireto e predicativo do sujeito)
- Estar perto na distância – Evasão
- Diário de Anne Frank, Anne Frank (excertos)
- Recursos expressivos
- Predicativo do sujeito
Links rápidos:
Telescola 25/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania
Mentalidade e Religião
7º ano
A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA
A Europa dos séculos VI a IX
Reconhecer a importância da Igreja enquanto fator de unidade numa realidade fragmentada;
O mundo muçulmano em expansão
Identificar acontecimentos relacionados com as origens da religião islâmica e a sua expansão.
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
A cultura portuguesa face aos modelos europeus
Compreender o papel exercido pelas instituições Monásticas […]
8º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII
A cultura em Portugal no contexto europeu
Compreender no Renascimento, o desenvolvimento de novos valores e atitudes;
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
O triunfo das revoluções liberais
Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes;
Destacar no processo revolucionário franês a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei.
- A Igreja no Ocidente europeu nos séculos VI a IX
- O mundo muçulmano em expansão
- O Renascimento
- As ideias iluministas e a afirmação da razão
- O liberalismo e a contestação ao poder da igreja
Em Cidadania aborda-se o subdomínio da Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa)
Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz
Links rápidos:
Telescola 25/05 – 3º Ciclo Espanhol
#YoMeQuedoEnCasaCocinando
Competência Comunicativa:
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem a receitas de culinária (seguir instruções) e à gastronomia espanhola.
- #YoMeQuedoEnCasaCocinando
Links rápidos:
Telescola 25/05 – 9º ano Português
Viagens com o Homem do Leme
Educação Literária
- Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
- Identificar e reconhecer o valor de diversos recursos expressivos.
Oralidade
- Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
- Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Gramática
- Consolidar o conhecimento de classes de palavras.
Escrita
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Exploração do episódio Adamastor de Os Lusíadas, de Luís de Camões
- Canção “Sete mares” dos Sétima Legião
- Adjetivo e sua flexão em grau (breve revisão)
Links rápidos:
Telescola 25/05 – 9º ano Inglês
Making a difference
Área temática/ situacional: Serviços
Competência comunicativa:
- Compreensão escrita: Compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
- Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; seguir conversas do dia a dia; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados.
- Produção oral: fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.
Competência estratégica:
- Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto: Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana que tenham impacto nos seus pares.
- Comunicar eficazmente em contexto: preparar e fazer uma apresentação oral à turma e ou a outros elementos da comunidade educativa com os recursos verbais e não verbais necessários, com confiança e criatividade.
- Competência Intercultural:Conhecer universos culturais diversificados.
- Volunteering
Links rápidos:
Telescola 25/05 – 9º ano História
Portugal e o Mundo no Pós 2.ª Guerra Mundial
- Relacionar a manutenção do regime autoritário em Portugal com a Guerra Fria;
- Distinguir períodos de estagnação e de desenvolvimento económico da II Guerra até 1974 (atraso do mundo rural e movimento migratório, medidas de fomento industrial e abertura a capitais estrangeiros);
- Explicar a oposição interna ao regime.
- Portugal no pós-guerra
- A oposição democrática
- Portugal e a guerra fria
- A situação económica portuguesa
- A emigração