Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 25 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 25/05 – 7º e 8º ano Português

Estar perto na distância Evasão

Áreas de Conhecimento
  • Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
  • Leitura Ler em suportes variados textos dos géneros: diário. Reconhecer a forma como o texto está estruturado. Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Educação literária Interpretar os textos em função do género literário. Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (pintura).
  • Gramática Funções sintáticas (sujeito, predicado, complementos direto e indireto e predicativo do sujeito)
Temas
  • Estar perto na distância – Evasão
    • Diário de Anne Frank, Anne Frank (excertos)
    • Recursos expressivos
    • Predicativo do sujeito

Links rápidos:

Telescola 25/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania

Mentalidade e Religião

Áreas de Conhecimento

7º ano
A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA
A Europa dos séculos VI a IX
Reconhecer a importância da Igreja enquanto fator de unidade numa realidade fragmentada;
O mundo muçulmano em expansão
Identificar acontecimentos relacionados com as origens da religião islâmica e a sua expansão.

PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
A cultura portuguesa face aos modelos europeus
Compreender o papel exercido pelas instituições Monásticas […]

8º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII
A cultura em Portugal no contexto europeu
Compreender no Renascimento, o desenvolvimento de novos valores e atitudes;
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
O triunfo das revoluções liberais
Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes;
Destacar no processo revolucionário franês a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei.

Temas
  • A Igreja no Ocidente europeu nos séculos VI a IX
  • O mundo muçulmano em expansão
  • O Renascimento
  • As ideias iluministas e a afirmação da razão
  • O liberalismo e a contestação ao poder da igreja

Em Cidadania aborda-se o subdomínio da Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa)
Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

Links rápidos:

Telescola 25/05 – 3º Ciclo Espanhol

#YoMeQuedoEnCasaCocinando

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem a receitas de culinária (seguir instruções) e à gastronomia espanhola.
Temas
  • #YoMeQuedoEnCasaCocinando

Links rápidos:

Telescola 25/05 – 9º ano Português

Viagens com o Homem do Leme

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
  • Identificar e reconhecer o valor de diversos recursos expressivos.

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

Gramática

  • Consolidar o conhecimento de classes de palavras.

Escrita

  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

  • Exploração do episódio Adamastor de Os Lusíadas, de Luís de Camões
  • Canção “Sete mares” dos Sétima Legião
  • Adjetivo e sua flexão em grau (breve revisão)

Links rápidos:

Telescola 25/05 – 9º ano Inglês

Making a difference

Áreas de Conhecimento

Área temática/ situacional: Serviços

Competência comunicativa:

  • Compreensão escrita: Compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
  • Compreensão oralCompreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; seguir conversas do dia a dia; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados.
  • Produção oral: fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.

Competência estratégica:

  • Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto: Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana que tenham impacto nos seus pares.
  • Comunicar eficazmente em contexto: preparar e fazer uma apresentação oral à turma e ou a outros elementos da comunidade educativa com os recursos verbais e não verbais necessários, com confiança e criatividade.
  • Competência Intercultural:Conhecer universos culturais diversificados.
Temas
  • Volunteering

Links rápidos:

Telescola 25/05 – 9º ano História

Portugal e o Mundo no Pós 2.ª Guerra Mundial

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar a manutenção do regime autoritário em Portugal com a Guerra Fria;
  • Distinguir períodos de estagnação e de desenvolvimento económico da II Guerra até 1974 (atraso do mundo rural e movimento migratório, medidas de fomento industrial e abertura a capitais estrangeiros);
  • Explicar a oposição interna ao regime.
Temas
  • Portugal no pós-guerra
  • A oposição democrática
  • Portugal e a guerra fria
  • A situação económica portuguesa
  • A emigração

Links rápidos: