Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 20 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 20/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

História da Terra & Exploração de Recursos Energéticos

Áreas de Conhecimento
  • Explicitar os princípios do raciocínio geológico e de datação relativa e reconhecer a sua importância para a caracterização das principais etapas da história da Terra (eras geológicas).
  • Distinguir tempo histórico de tempo geológico em documentos diversificados, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História).
  • Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações dos recursos naturais.
  • Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
Temas

História da Terra & Exploração de Recursos Energéticos

  • Etapas da história da Terra
  • Tempo geológico e tempo histórico
  • Exploração de recursos energéticos

Links rápidos:

Telescola 20/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Áreas de fixação humana / Localização Absoluta

Áreas de Conhecimento
  • Identificar padrões na distribuição da população e do povoamento, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição.
  • Localizar cidades, em mapas de diferentes escalas.
  • Enunciar fatores responsáveis pelos padrões da organização das áreas funcionais da cidade, interpretando plantas funcionais.
  • Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas.
  • Inventariar elementos da paisagem que permitam caracterizar a multifuncionalidade do território e as suas dinâmicas territoriais (espaços rurais e espaços urbanos/ espaços naturais e paços humanizados).
Temas
  • População e povoamento: áreas de fixação humana.
  • A Terra: Estudos e Representações / Mapas como forma de representar a superfície terrestre.
  • Território e Paisagem (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade).

Links rápidos:

Telescola 20/05 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – les habitudes alimentaires

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Produção oral

Exprimir-se sobre situações do quotidiano e experiências pessoais de forma simples, em monólogos curtos preparados previamente, usando um repertório limitado de expressões e frases com estruturas gramaticais elementares e pronunciando de forma suficientemente clara para:

  • descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
  • exprimir gostos e preferências.
Temas
  • A vida quotidiana – os hábitos alimentares e a alimentação equilibrada

Links rápidos:

Telescola 20/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Hormonas aos saltos

Áreas de Conhecimento
  • Comparar sumariamente, os processos de espermatogénese e oogénese.
  • Caracterizar a coordenação ovárica e uterina, identificando o período fértil num ciclo menstrual.
Temas
  • Espermatogénese e da oogénese
  • Coordenação do ciclo ovárico e uterino

Links rápidos:

Telescola 20/05 – 9º ano Matemática

“Mais do que uma solução”

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer, interpretar e resolver equações do 2.º grau a uma incógnita e usá-las para representar situações em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
  • Resolução de equações do 2.º grau incompletas

Links rápidos:

Telescola 20/05 – 9º ano Geografia e Cidadania

Os climas

Áreas de Conhecimento
  • Elaborar gráficos termopluviométricos, descrevendo o comportamento dos elementos do clima, de estações meteorológicas de diferentes países do mundo.
  • Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem.
  • Compreender a importância da água no planeta enquanto recurso e suporte da vida.
Temas
  • Ambiente e Sociedade: Clima.
  • Água (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)

Links rápidos: