Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 14 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 14/05 – 7º e 8º ano Físico-Química
Propriedades Químicas e Atividades Experimentais
Áreas de Conhecimento
- Aprendizagens
- Executar, laboratorialmente, testes químicos simples para detetar água, amido, glicose, dióxido de carbono e oxigénio.
- Relacionar, a partir de atividades experimentais, a intensidade, a altura e o timbre de um som com as características da onda, e identificar sons puros.
- Áreas de competência do Perfil do Aluno · Linguagens e textos.
- Informação e comunicação.
- Raciocínio e resolução de problemas.
- Pensamento crítico e pensamento criativo.
- Desenvolvimento pessoal e autonomia.
- Saber científico, técnico e tecnológico.
Temas
- Propriedades Físicas e Químicas dos materiais. Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos.
Links rápidos:
Telescola 14/05 – 7º e 8º ano Educação Física
Andebol/Basquetebol
Áreas de Conhecimento
- Atividades Físicas: Andebol e Basquetebol.
- Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
- Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.
Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
- Atividades Físicas – Andebol e Basquetebol: – Técnicas de passe, receção e finalização.
- Aptidão Física: – Desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia através da realização de um circuito de treino
- Conhecimentos:
Processos de elevação da aptidão física; – Controlo da frequência cardíaca como indicador da intensidade do esforço e da aptidão física.
Links rápidos:
Telescola 14/05 – 3º Ciclo Espanhol
¡Con el futuro en tus manos
Áreas de Conhecimento
Competência Comunicativa:
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao consumo responsável e à publicidade.
Temas
- ¡Con el futuro en tus manos!
Links rápidos:
Telescola 14/05 – 9º ano Inglês
Food around the world
Áreas de Conhecimento
Área temática/situacional – Hábitos e estilos de vida.
Competência comunicativa
- Compreensão escrita: Ler e compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.
- Compreensão oral: compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
- Produção escrita: recontar um acontecimento, descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos; escrever sobre os temas da atualidade estudados.
- Competência Intercultural: Reconhecer realidades interculturais distintas: conhecer universos culturais diversificados.
Temas
- Food Around the World
Links rápidos:
Telescola 14/05 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Propriedades dos metais e não metais
Áreas de Conhecimento
- Caracterizar as propriedades dos metais e dos não metais.
- Aplicar em exemplos do dia a dia do uso de metais e dos não metais.
- Rever de conceitos ligados à corrente elétrica, como resistência elétrica.
- Resolver problemas utilizando equações, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
- Características e propriedades dos elementos dos metais alcalinos e alcalinoterrosos
Links rápidos:
Telescola 14/05 – 9º ano Português
Viagens pelo mundo da poesia
Áreas de Conhecimento
Educação Literária
- Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: poemas de oito autores.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
- Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha maior e menor).
- Identificar e reconhecer o valor de diversos recursos expressivos.
Temas
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Noções de versificação
- Interpretação do poema “Gaivota” de Alexandre O’Neill
- Alguns recursos expressivos (Comparação, metáfora, antítese, enumeração, apóstrofe, anáfora e aliteração)