Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 11 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 11/05 – 7º e 8º ano Português

Ambiente – Nós construímos o futuro da Terra

Áreas de Conhecimento

Oralidade

  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.

Leitura

  • Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. · Educação Literária Interpretar os textos em função do género literário (narrativo, argumentativo). ·

Gramática

  • Campo lexical. Pronome Pessoal em adjacência verbal.
Temas

Ambiente – Nós construímos o futuro da Terra

  • Comunicado de Guterres no Dia Mundial da Terra
  • “Se tu fores ver o mar”, Fausto, excerto da canção – Excerto de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda – Notícia
  • “Águas cristalinas em Veneza”
  • Campo lexical – Pronome pessoal em adjacência verbal

Links rápidos:

Telescola 11/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania

 

A Ciência e a Técnica

Áreas de Conhecimento

7.º ano Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV Relacionar inovações técnicas e desenvolvimento demográfico com o dinamismo económico do período histórico estudado

8.º ano A cultura em Portugal no contexto europeu Concluir que os avanços verificados na ciência e na técnica se relacionaram com o desenvolvimento do método científico A revolução agrícola e o arranque da revolução Industrial Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas Transformações económicas, sociais e culturais Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção Em articulação com a temática da Cidadania e em concreto com o domínio dos Direitos Humanos (ENEC – Carta dos Direitos Humanos e da Criança), dá se enforque ao trabalho infantil e às leis do trabalho quanto à equidade no cumprimento das leis, considerando a questão da igualdade de direitos, ontem e hoje.

Temas
  • Inovações técnicas na agricultura e nos transportes nos séculos XII e XIII
  • Inovações técnicas e científicas nos séculos XVII a XIX.

Links rápidos:

Telescola 11/05 – 3º Ciclo Espanhol

¡Consume bien, vive mejor!

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao vocabulário das compras e ao consumo responsável.
Temas
  • ¡Consume bien, vive mejor!

Links rápidos:

Telescola 11/05 – 9º ano Português

Viagens ao mundo das histórias de amor

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

  • Exploração do episódio de Inês de Castro de Os Lusíadas
  • Intertextualidade com excertos do poema de Bocage “Cantata à morte de Inês” e com a canção “Avião de Papel” de Carolina Deslandes e Rui Veloso

Links rápidos:

Telescola 11/05 – 9º ano Inglês

Healthy Food

Áreas de Conhecimento

Área temática/situacional: Hábitos e estilos de vida.

Competência comunicativa

Compreensão escrita: Ler e compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.

Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.

Produção oral: produzir enunciados orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados.

Temas

  • Healthy Food
  • Idioms

Links rápidos:

Telescola 11/05 – 9º ano História

Da 2.ª Guerra Mundial à queda do muro de Berlim

Áreas de Conhecimento

DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO

Da II Guerra à queda do muro de Berlim

Relacionar a afirmação dos EUA, enquanto potência hegemónica, com o auxílio económico prestado à Europa no após II Guerra e com o receio do avanço da influência comunista;

Compreender a Guerra Fria como resultado das tendências hegemónicas dos EUA e da URSS, dando origem à formação de blocos militares e a confrontos.

Temas

  • As estratégias de construção do bloco de influência americana, exemplificando, nomeadamente com o Plano Marshall
  • O novo mundo bipolar do pós-guerra

Links rápidos: