Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 7 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 07/05 – 7º e 8º ano Físico-Química
Os materiais e absorção do som
Aprendizagens
- Compreender o conceito de massa volúmica e efetuar cálculos com base na sua definição.
- Determinar massas volúmicas de materiais sólidos e líquidos usando técnicas básicas.
- Relacionar a reflexão e a absorção do som com o eco e a reverberação, interpretando o uso de certos materiais nas salas de espetáculo, a ecolocalização nos animais, o funcionamento do sonar e das ecografias.
Áreas de competência do Perfil do Aluno
- Linguagens e textos
- Informação e comunicação
- Raciocínio e resolução de problemas
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Saber científico, técnico e tecnológico
- Propriedades Físicas e Químicas dos materiais
- Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos
Links rápidos:
Telescola 07/05 – 7º e 8º ano Educação Física
Voleibol
Atividades Físicas: Voleibol
Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.
Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo.
Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
- Atividades Físicas: Voleibol.
- Objetivo do jogo, campo de jogo e regras básicas.
- Deslocamentos e técnicas fundamentais (posição base, passe, manchete).
- Aptidão Física:
- Desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia através da realização de um circuito técnico de Voleibol.
- Conhecimentos:
- Processos de elevação da aptidão física;
- Controlo da frequência cardíaca como indicador do esforço e da aptidão física.
Links rápidos:
Telescola 07/05 – 3º Ciclo Espanhol
Vístete con cabeza
Competência Comunicativa:
CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
- Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
- Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao vocabulario das compras.
- Vístete con cabeza
Links rápidos:
Telescola 07/05 – 9º ano Inglês
Sleeping and laughing keep you fit, too!
Áreas temáticas/situacionais – Hábitos e estilos de vida
Competência comunicativa
- Compreensão escrita: ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.
Competência intercultural:
- identificar e emitir opinião sobre transformações do modo de estar e de viver.
Competência estratégica:
- desenvolver a literacia em língua inglesa lendo textos diversificados; desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem.
- Hábitos e estilos de vida saudável
Links rápidos:
Telescola 07/05 – 9º ano Matemática e Físico-Química
Grupos 1 e 2 da Tabela Periódica
- Relacionar a distribuição eletrónica entre os elementos do grupo 1 e do grupo 2.
- Reforçar os conceitos de valência e de cerne do átomo.
- Propriedades dos elementos e das substâncias elementares na Tabela Periódica.
- Distinguir, através de algumas propriedades físicas (condutividade elétrica, condutibilidade térmica, pontos de fusão e pontos de ebulição) e químicas (reações dos metais com o oxigénio e reações dos óxidos formados com a água).
- Resolver problemas com números reais em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias de resolução.
- Propriedades dos materiais e Tabela Periódica: Características e propriedades dos elementos dos metais alcalinos e alcalinoterrosos
Links rápidos:
Telescola 07/05 – 9º ano Português
Viagens ao mundo da narrativa
Educação Literária
- Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: narrativa de autor português.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
Gramática
- Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Texto narrativo (“A aia” de Eça de Queirós)
- Algumas funções sintáticas (sujeito, vocativo e predicado)