Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 5 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 05/05 – 7º e 8º ano Inglês
Free time – indoor activities
Áreas de Conhecimento
Competência intercultural:
- Reconhecer realidades interculturais distintas (falar sobre atividades de lazer do seu meio cultural por oposição a outras culturas, incluindo a anglo-saxónica);
Competência comunicativa:
- compreensão oral (seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre o tema em apreço; seguir instruções detalhadas dadas pelo professor);
- compreensão escrita (compreender textos informativos de websites sobre o tema abordado no domínio intercultural);
- produção escrita (produzir textos de 50 a 90 palavras, com vocabulário de uso do quotidiano).
Temas
- Situações quotidianas:
- Free time/ indoor activities
Links rápidos:
Telescola 05/05 – 7º e 8º ano Matemática
À volta com os números 1
Áreas de Conhecimento
- Reconhecer números inteiros
- Comparar números inteiros
- Adicionar e subtrair números inteiros
- Resolver problemas com números inteiros em contextos matemáticos e não matemáticos
Temas
Números e Operações:
- Números inteiros Adição e subtração de números inteiros Resolução de problemas
Links rápidos:
Telescola 05/05 – 3º Ciclo Alemão
Die Zeit
Áreas de Conhecimento
Competência comunicativa
Compreensão oral – Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor;
- Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê e, progressivamente, compreender a sequência do discurso e informações específicas.
Competência intercultural
- reconhecer realidades interculturais distintas
- relacionar a sua cultura de origem com outras culturas
Temas
- Über den Tagesablauf sprechen
Links rápidos:
Telescola 05/05 – 9º ano Matemática
A “Revolução” dos sólidos
Áreas de Conhecimento
- Determinar o comprimento de arcos de circunferência e áreas de setores circulares.
- Reconhecer o significado de fórmulas para o cálculo de áreas da superfície e usá-las na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
- Resolver problemas usando ideias geométricas em contextos matemáticos e não matemáticos concebendo e aplicando estratégias de resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
- Comprimento de arcos de circunferência
- Área de setor circular
- Áreas de superfície de sólidos de revolução
Recursos utilizados na aula:
Links rápidos:
Telescola 05/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química
Homeostasia e Sistema Nervoso
Áreas de Conhecimento
- Diferenciar o sistema nervoso simpático do sistema nervoso parassimpático.
- Identificar o papel do sistema nervoso na regulação homeostática-termorregulação.
- Contributo do cidadão na efetivação de medidas que promovam o bom funcionamento do sistema nervoso.
Temas
- Sistema Nervoso Autónomo
- Termorregulação
Links rápidos:
Telescola 05/05 – 9º ano Educação Física
Correr ou não, eis a questão.
Áreas de Conhecimento
- Atividades físicas: Atletismo
- Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo.
- Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.
- Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo.
- Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
- Atividades Físicas
- Atletismo – Técnica de corrida
- Aptidão Física
- Realização de exercícios para elevação e/ou manutenção da resistência muscular e aptidão aeróbia
Conhecimentos
- Estilo de vida saudável
- Processos de elevação da aptidão física
- Escala de perceção subjetiva de esforço de Borg
- Frequência cardíaca e intensidade de esforço
- Regras de higiene e segurança
- Hidratação
Links rápidos: