Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 7º e 8º e 9ºano do dia 4 de Maio de 2020.
Conteúdo deste artigo
Telescola 04/05 – 7º e 8º ano Português
Visões da Natureza Uma janela virada para o mar
Oralidade
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
Leitura
- Fazer inferências devidamente justificadas.
- Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.
Educação Literária
- Interpretar os textos em função do género literário (lírico e narrativo)
- Identificar marcas formais do texto poético.
- Identificar as marcas formais do texto descritivo.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra/nos textos e compará-lo com outras manifestações artísticas.
Gramática
- Classes de palavras.
- Tempos e modos verbais
- Visões da Natureza
- “Canção do Mar”, por Dulce Pontes
- “Figura à janela”, Salvador Dali
- Os vários rostos do mar e dois versos de Pessoa (“Mar Português”)
- “Mar Sonoro”, Sophia de Mello Breyner Andresen
- Características formais do texto poético
- Marcas do texto descritivo (classes de palavras, tempos verbais e recursos expressivos)
- Excerto descritivo de A Menina do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen
Links rápidos:
Telescola 04/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania
A vida económica: dos séculos XII a XVIII
7.º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV
Compreender o processo de passagem de uma economia de subsistência para uma economia monetária e urbana na Europa medieval;
Relacionar o crescimento de Lisboa com o dinamismo comercial marítimo e urbano da Europa nos séculos XIII e XIV.
8º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII
O Antigo Regime no século XVIII
Diferenciar os ritmos de evolução da agricultura dos ritmos do dinamismo comercial no quadro de uma economia pré-industrial.
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial
Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas;
Analisar as condições que favoreceram o arranque da Revolução industrial e as alterações verificadas no regime de produção;
Identificar as principais potências industrializadas no século XIX, ressaltando a importância da revolução dos transportes para a mundialização da economia;
Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção.
Em articulação com Cidadania e Desenvolvimento propõe-se abordar o Desenvolvimento Sustentável, (Referencial de Educação para o Desenvolvimento) nomeadamente a poluição atmosférica em termos comparativos – Idade média – Idade moderna – Idade contemporânea – acentuando a fase da industrialização e a poluição das cidades, em comparação com a atualidade.
- Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV
- O Antigo Regime no século XVIII
- A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial
- Desenvolvimento sustentável
Links rápidos:
Telescola 04/05 – 3º Ciclo Espanhol
Dime dónde compras y te diré quién eres…
Competência Comunicativa:
- CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
– Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente. - PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
– Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao vocabulário das compras, em particular às lojas e aos produtos.
- Dime dónde compras y te diré quién eres…
Links rápidos:
Telescola 04/05 – 9º ano Português
Viagens ao mundo da narrativa
Educação Literária
- Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: narrativa de autor português.
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
Bravura ou valentia vs. temeridade
- Texto narrativo (categorias da narrativa e características do conto literário)
- “A aia” – pequena biografia do autor e exploração de dois excertos
- Dia da mãe – “Poema à mãe” de Eugénio de Andrade
Links rápidos:
Telescola 04/05 – 9º ano Inglês
How to stay healthy through life!
Área Temática/Situacional – Hábitos e Estilos de Vida
Competência comunicativa:
Compreensão escrita: Ler e compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; seguir conversas do dia a dia; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados;
Produção oral: produzir enunciados orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados; fazer pequenas apresentações sobre vários temas, de forma simples e linear.
- Healthy and unhealthy lifestyles
- Giving advice
Links rápidos:
Telescola 04/05 – 9º ano História
DO SEGUNDO PÓS-GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO: – O Mundo pós 2.ª Guerra Mundial
DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A II Guerra Mundial
- Indicar as principais alterações ocorridas no mapa político mundial do após II Guerra.
- Analisar o papel da ONU.
- As Consequências da Segunda Guerra Mundial
- A formação da ONU