Desde que o coronavírus (vírus que provoca a doença COVID-19) se espalhou pelo mundo todo, tem sido difícil manter a calma e controlar a ansiedade, fatores essenciais para uma boa noite de sono.

Durante o dia todo somos bombardeados por informações que chegam pela televisão, pela internet, pelos vizinhos e faz com que o nosso corpo reaja com stress. O isolamento do trabalho, da escola, das atividades de lazer e a incerteza mundial contribuem para elevar a ansiedade.

Problemas em Adormecer

Muitos de nós somos pais de família, proprietários de empresas, médicos, enfermeiros, temos as nossas responsabilidades com os demais e nos vemos neste momento de mãos atadas, sem saber o que fazer ou o que não fazer. Quando chega a noite e deitamos a cabeça na almofada, tudo vem à nossa mente, menos o sono.

O grande problema de tudo isto, é que o sono regula diversas outras funções do nosso organismo. Quando passamos uma ou duas noites sem dormir bem, o corpo começa a reagir e os sintomas físicos e psicológicos aparecem. Cansaço, irritação, ansiedade, depressão, falta de atenção entre muitos outros.

Soma-se todos esses sintomas à ansiedade, stress e pânico causados pelo coronavírus e foi-se a sanidade mental de qualquer pessoa forte. A boa notícia é que existem diversas técnicas que pode e deve colocar em prática para dormir melhor!

Dicas para adormecer tranquilamente

Muitas pessoas acabam por recorrer a medicamentos para conseguirem ter uma boa noite de sono. Eles podem até ajudar no início, mas com o tempo o organismo acaba aumentando a tolerância e precisando de doses cada vez maiores para fazer o mesmo efeito.

Em pouco tempo acabamos viciados e, ou temos que tomar doses cada vez maiores que trazem consigo muitos efeitos colaterais, ou precisamos mudar a medicação e chegar a esse mesmo resultado em pouco tempo.

A seguir, algumas técnicas que te ajudarão a ter belas noites de sono:

Estipule e respeite o horário de dormir

Hora de Dormir

Para as suas noites de sono serem mais tranquilas, é preciso que tenha uma rotina de sono. Estipule o horário de deitar-se na cama e respeite-o sempre. Quando passa a dormir em horários diferentes, o seu organismo fica desregulado e a insónia aparece.

Crie um ambiente favorável para dormir

Para adormecer tranquilamente não basta deitar na cama. É preciso que crie um ambiente favorável. Tome um banho quente, coloque um pijama, desligue todas as luzes e reduza todos os ruídos possíveis à sua volta.

Nem pense em ligar a televisão ou mexer no telemóvel. O máximo que pode fazer é colocar uma música relaxante baixinho.

Pratique exercícios regularmente

Exercício em Casa

Uma rotina regular de exercícios físicos beneficia o organismo como um todo, incluindo as boas noites de sono. No entanto, cuidado com o horário que se exercita, pois treinar à noite estimula o seu cérebro.

Veja também: Treinos diários online grátis >

Medite ou faça exercícios de respiração

Meditação

Meditar e fazer exercícios de respiração antes de dormir costumam ser os melhores remédios para uma boa noite de sono. Ambos fazem com que o seu corpo e sua mente relaxe e esqueça os problemas do dia a dia. Na internet você encontra excelentes dicas de como meditar e treinar a sua respiração.

Veja também: Aula de Pilates grátis online >

Beba um chá relaxante

Beber um chá calmante antes de dormir ajudar a relaxar e a induzir o sono. As melhores opções são os seguintes chás:

Beba-o quente antes de deitar-se.

Verifique se os seus equipamentos são adequados

Outra dica muito importante é reparar se os seus equipamentos ou acessórios são adequados. Precisa de um bom colchão e uma boa almofada. Para que o sono seja satisfatório, precisa estar num ambiente confortável. E o tipo de cama varia de pessoa para pessoa.


Colocando essas dicas em prática, logo voltará a ter belas noites de sono. Lembre-se que… vai ficar tudo bem! Calma e muita força e pensamento positivo para si e para os seus. Obrigado por estar desse lado comigo também.

Tem Facebook? Adira ao grupo Telescola Portugal e
fique sempre a par de todos os contéudos, partilha de fichas, entre outros.