A ansiedade e o stress são reações normais perante qualquer tipo de ameaça que o ser humano sofra. São reações fisiológicas como esta que fazem com que o homem sobreviva a inúmeros perigos reais.

No entanto, níveis altos e constantes de ansiedade paralisam as pessoas, impedindo que estas tenham respostas construtivas frente a uma crise. A maioria das doenças, principalmente quando são pouco conhecidas, causam medo nas pessoas, quase sempre desproporcional.

Ansiedade Covid-19

Por isso, por mais difícil que possa parecer manter a calma diante da incerteza que estamos a viver, é extremamente importante. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o coronavírus como uma pandemia, tem sido muito difícil para milhões de pessoas manter a calma e controlar a ansiedade.

Mas para evitar que o pânico tome conta, a ansiedade se torne paralisante e afete negativamente a vida das pessoas, atrapalhando o dia a dia, é preciso procurar medidas que mantenham a ansiedade sob controle.

Para que consiga cultivar a tranquilidade e mantenha a sua vida o mais dentro da normalidade possível, seguem algumas recomendações para se manter calmo e enfrentar o mal-estar psicológico causado por essa pandemia.

Dicas para manter a calma

Manter a calma e evitar que o pânico se alastre é fundamental nesse momento que estamos vivendo. No entanto, com o bombardeio de informações diárias, muitas vezes desencontradas, fica bem difícil controlar a ansiedade.

Siga as dicas a seguir para ficar mais calmo:

Não superestime a ameaça

Por mais que o COVID-19, causado pelo coronavírus, esteja assustando o mundo inteiro, é preciso buscar conhecimento sobre a doença e suas probabilidades reais.

Apesar de a doença ser altamente contagiosa, a sua taxa de mortalidade é de 2,3%, sendo que a grande maioria dos casos fatais são de pessoas com mais de 60 anos e/ou com doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes e doença cardiovascular.

Além disso, mais de 80% das pessoas que contraíram o vírus, apresentaram sintomas leves. Logo, não há motivo para pânico. O momento exige cuidado, atenção e isolamento das pessoas. Siga todas as recomendações da DGS e, dentro do possível, mantenha a calma.

Cuide de si mesmo

Aproveite este momento para cuidar de si mesmo, mantendo a cabeça ocupada e controlando a ansiedade. Procure dormir bem, exercite-se em casa, mantenha sua alimentação balanceada, pratique meditação, aprecie a natureza e tente relaxar.

Dica: Veja ou faça esta aula de pilates online

Faça exercícios de respiração

Meditação

Exercícios de respiração são excelentes para controlar a ansiedade e possuem comprovação científica. A respiração profunda ativa o sistema nervoso parassimpático, estimulando o relaxamento.

Respire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões completamente de ar, crescendo a barriga e expirando pela boca. Repita este processo tantas vezes forem necessárias para se sentir relaxado.

Aproveite para apanhar sol na sua casa

O sol é um poderoso antidepressivo natural e pode ajudar muito a controlar não só a ansiedade, como também a depressão. Aproveite este momento para apanhar sol na sua casa, todos os dias por pelo menos 15 minutos.

Irá sentir-se melhor e mais relaxado imediatamente.

Evite o bombardeio de informações

Evite ficar o dia todo à frente da televisão ou do computador ouvindo ou lendo notícias sobre o COVID-19. Apesar de ser importante se manter atualizado sobre o vírus, o fluxo constante de notícias gera muita preocupação e ansiedade.

Informe-se uma ou duas vezes durante o dia sobre como anda a situação e evite ficar lendo a respeito se te deixa nervoso ou preocupado.

Procure ajuda profissional se precisar

Caso a ansiedade tenha saído do controle para si, não hesite em procurar ajuda profissional. Além de o atendimento psicológico ser individualizado, hoje já é possível encontrar atendimento online e ou via telefone.

Mantenha as medidas de prevenção

Além disso, se quer ficar tranquilo sobre o coronavírus, mantenha todas as medidas de prevenção. Evite aglomerações, lave as mãos frequentemente e higiene as superfícies que são de uso comum.

Esta é a melhor maneira de se manter protegido e tranquilo em relação ao COVID-19.

Veja também: Dicas para controlar ataques de pânico >

Tem Facebook? Adira ao grupo Telescola Portugal e
fique sempre a par de todos os contéudos, partilha de fichas, entre outros.
estudoemcasa-billboard