Se há coisa que aprendi ao longo da minha vida é que emagrecer é sempre um desafio e uma luta. Acreditem que já experimentei de tudo e… como seria de esperar, nem tudo resultou. Isso faz com que precisamente tenha ficado mais frustrada ainda à procura de soluções.

Quem segue o blog ou as redes sociais, sabe que há cerca de três anos mudei a minha vida e consegui – finalmente – emagrecer! Quantos quilos perdi? 15kg!

Mas esqueçam se pensam que os perdi da noite para o dia e a fazer tudo o que fazia antes. Mas eu partilho com vocês o meu percurso, pode ser que ajude outras mulheres (e homens também) nesta luta que tanto nos custa.

Por onde começar

Fartinha de experimentar dietas de tudo e mais alguma coisa, como as dietas da sopa, dieta do limão, dieta disto e daquilo, eis que me surge um tema totalmente desconhecido e ao mesmo tempo me deixou bastante curiosa: Dieta Paleo.

Comecei a ler mais sobre o assunto no Google e inclusive a ver alguns casos de sucesso em Portugal (deu uma reportagem nessa altura na RTP1 com o ator Ricardo Castro (foto abaixo)). A sua transformação foi bastante inspiradora e coloquei todas as fichas (como se diz) nesta dieta.

Ator Ricardo Castro após Dieta Paleo, a mesma que eu fiz

Impressionante a transformação do ator, não é verdade?
Pois bem, eu estava decidida então a envergar por esta dieta e fiz três coisas:

  • Comprei este livro que me ajudou a iniciar tudo sobre o Paleo. O mesmo é bastante explicativo e claro de tudo. Passo a Passo e com receitas protinhas que só têm de comprar alguns ingredientes e fazê-las. Podem comprar também na Wook ou livraria qualquer, de certeza encontram.
  • Também comprei este Ebook que tem coisas interessantes para quem está a procurar mais ou pretende iniciar Paleo.
  • Adquiri o programa A MINHA PT para me ajudar a perder volume e fazer algum exercício físico. Depois de perder algum peso inicial, foi fundamental a prática desportiva. Não gosto de ginásios e este plano online e com uma PT foi escolha acertada. Recomendo vivamente. Podem saber mais no site >

Como funciona e consiste o Paleo

Não vos vou massacrar com esta temática até porque o que sei aprendi nos conteúdos acima comprados e não quero estar a induzir em erro alguma coisa. Mas de forma muito básica, o Paleo não é precisamente uma dieta, mas sim um estilo de vida / alimentação.

Tipo de alimentação esse que faço há 3 anos e que me permitiu, nos primeiros meses, perder muitos quilos. No total perdi 15kg e não os voltei a ganhar. Para tal foi precisa muita dedicação, foco, regime, alimentação cuidada e seguida à risca e por fim o exercício físico com A MINHA PT.

Este tipo de alimentação tem como influencia base a alimentação dos nossos ancestrais caçadores-recoletores e defende uma alimentação à base de:

  • Alimentos frescos e naturais,
  • Sem processados, lácteos ou cereais,
  • Rica em fontes de gorduras saudáveis, carne, peixe, marisco, fruta,
  • Legumes da época, sementes, bagas e frutos secos.

Características

  • Alimentos ricos em fibras (pelo consumo de raízes, folhas, frutos, bagas e sementes),
  • Muito rica em proteínas (pelo consumo de carne de caça, ovos, peixe, marisco e bivalves);
  • Rica em gorduras saudáveis, nomeadamente ácidos gordos ómega 3 (proveniente do peixe, marisco, bivalves, sementes e frutos secos);
  • Muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes (pela abundante quantidade de folhas, frutos, bagas);
  • Sem hidratos de carbono de alto índice glicémico;
  • Sem consumo de produtos láteos nem derivados;
  • Sem cereais e derivados.

Recomendo que comprem mesmo este livro e este guia para ficarem a par de tudo o que o Paleo “defende” e no que “podem” ou não comer. Atenção que ninguém estará com uma pistola apontada a dizer que podes ou não fazer isto e aquilo. Cabe a si seguir as dicas ou não. Certamente que quem segue à risca, e foi o meu caso, os resultados tendem a ser mais eficazes. Mas note-se que não deixei de comer algumas coisas e ou fazer outras.

Um estilo de vida não tem de ser uma prisão. Lembrem-se muito bem disso. A escolha é sempre nossa: estarmos como estamos e não gostar… ou mudar e ficar a gostar do nosso novo eu. Eu digo-vos a vocês e a todos os que me abordam, amigos e familiares, sobre a minha incrível perda de peso: não hesitava em fazer tudo de novo, outra vez. Se soubesse o que sei hoje, já o teria feito há mais tempo. Porque ao contrário de outras dietas que fiz, eu não passo fome. Só adapto a minha alimentação e os respectivos alimentos.

Consequências do Paleo na minha vida

A primeira e óbvia: perdi peso. Mas não foi só. Já há muitos anos que me queixava de dores de pernas e inchaço nos pés / pernas. Andei em vários médicos, e nunca se chegou a grande conclusão. Ora estava bem uns tempos, ora de um momento para o outro a coisa inchava.

Desde que iniciei o Paleo verifiquei que esta situação deixou de acontecer e também percebi o que realmente me estava a fazer mal. CEVADA. Por algum motivo consumir produtos com cevada deixavam-me os pés inchados. Como descobri? Porque durante vários meses deixei de beber Café de Cevada… certo dia em casa de uns familiares decidi beber, para matar as saudades. Passei lá um fim de semana. Resultado: Segunda feira tinha os pés muiiiito inchados e as dores de volta.

Comecei a pensar, a pensar… e a única coisa que alterei na minha “dieta” alimentar foi a introdução do tal café de Cevada. Passado uma semana os efeitos já estavam fora do meu corpo e voltei a estar bem. E agora que tenho realmente os cuidados todos com a minha alimentação, rapidamente consigo detectar o que me deixa com azia, inchada etc.

Ou seja, o Paleo não foi só emagrecer, também ajudou bastante no que diz respeito ao bem estar e saúde. Física e mental, é claro! Quem não gosta de perder 15kg e olhar-se ao espelho e dizer, és linda!? Eu adoro e sinto-me muito feliz por isso, pelo que conquistei.

E aquilo da Minha PT? Como funciona?

O Plano Emagreça com a MINHA PT foi um programa que descobri na internet que basicamente reune uma série de aulas, em vídeo, para que possam fazer exercício sem sair de casa e perder volume / tonificar as zonas do vosso corpo. Como devem imaginar, perder 15kg o meu corpo não ficou perfeito e esbelto. Há zonas de peles mortas e ou mais flácidas.

Como não gosto muito de ir ao ginásio (sinto-me observada e sinceramente sou uma pessoa reservada. Tenho um blog e falo com todas vocês, mas nunca viram uma foto minha, é verdade… não me sinto à vontade para isso e sou muito envergonhada. Mas… enquanto houver teclados para escrever cá estou eu, pronta para vos descrever tudo hehe)

Ora bem, a Diana (no vídeo acima) será a vossa PT e explica super bem todos os exercícios e aulas. Em 30 dias perdem volume se fizerem tudo direitinho. Pessoalmente pelo valor de investimento valeu bem a pena e tive a liberdade de fazer os exercícios ao meu ritmo e no meu horário.

Podem comprar o vosso plano aqui (Atenção: não é nenhuma subscrição mensal, compram o plano e têm acesso para ele para sempre!)


Espero que a minha experiência e desabafo vos ajude igualmente de alguma forma. Esta foi e é a minha luta na perda de peso, hoje em dia continuo a fazer exercício físico com alguma regularidade, principalmente caminhadas e a alimentação Paleo mantém-se. É um “estilo de vida” e abdiquei de algumas coisas para aprender a comer de outra forma, sem passar qualquer fome como é do conhecimento de outras ditas dietas malucas. E sei bem do que falo, experimentei mesmo MUITA coisa.

Beijinhos da vossa Mulher Portuguesa

Tem Facebook? Adira ao grupo Telescola Portugal e
fique sempre a par de todos os contéudos, partilha de fichas, entre outros.
clique aqui para aderir ao grupo